Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

2 de abril de 2020

Profissionais Exemplos, a Negligência e o Papel da Imprensa

  Ao  discorrer sobre o  COVID 19 coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARSCoV-2) e todas as nuances que envolvem o mesmo, percebo o quanto que profissionais como Cuidadores de idosos, Técnicos de enfermagem, Enfermeiros e Médicos não param. A categoria médica representa o povo brasileiro em todos os aspectos, pois enquanto a maioria da humanidade teve que parar, eles estavam e estão lá dando literalmente o sangue, a vida por todos. Trata-se de um sacerdócio a que muitos sequer lembram.  Estes profissionais, assim como os bombeiros e a segurança pública merecem uma medalha de honra por serem tão aguerridos e de fazerem com tanto amor algo que é salvar vidas. Não posso deixar de citar aqui, os catadores de lixos que são invisibilizados por muitos, mas que recolhem os lixos produzidos por todos nós. Ressaltar a relevância do papel de cada um destes profissionais e demosntrar gratidão é ir na contramão do que vemos. Foto: Rogério Reis/Ministério da Saúde. Assistam abaixo, por gentileza, a reportagem exclusiva feita pelo programa: "Conexão Repórter" do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), apresentado pelo colega, o jornalista: Roberto Cabrini:

                                                 
Falta de Insumos Básicos nos Hospitais 

  A situação é crítica e ao mesmo tempo inaceitável. Profissionais da rede pública trabalham sem a mínima proteção diante de uma pandemia sem precedentes. Diante da falta de luvas, máscaras e tantas outras necessidades, os profisionais da saúde continuam em frente na luta contra o Coronavírus. Fonte: "Programa Conexão Repórter". Se de um lado temos a veiculação por meio da mídia de que os governantes estão trabalhando, por outro temos uma realidade assustadora e nefasta. A situação é tão delicada que coloca funcionários em risco bem como, todos os pacientes que chegam até as unidades públicas de saúde.  Como não denunciar, falar e reclamar por soluções? Impossível.

Contexto

    A saúde é tratada com descaso pelo poder público brasileiro, mas temos profissionais que se esmeram por dias melhores, imprimindo o máximo de seus esforços, para oferecer a todas e todos o melhor que podem com o que possuem. Mesmo diante de maus salários e do não reconhecimento profissional por parte do poder público e privado tais profissionais seguem adiante.

   A Importância da Imprensa no Contexto Atual

    Isto não é lembrado por muitos e ao tocar em alguns pontos chaves e polêmicos a maioria dos meus leitores perguntam-me se eu não temo por ser tão incisivo em relação a tantas questões. A meu ver, este é o papel do que cunho chamar: "Imprensa Verdade". A imprensa de verdade não busca ter razão, mas sim, em levar todos a refletirem sobre os fatos como o são, sem máscaras. Em toda a minha história nunca tive medo de ser quem sou, seja com defeitos e qualidades. Aos que temem dizer a verdade, fiquem à vontade, mas aqui não paro de levar a informação com isenção e sem fake news aos quatro cantos do Brasil e do mundo. O jornalismo que vejo e entendo precisa ser reformulado e ser feito com a mais absoluta isenção, salvo raríssimas, exceções. muita hipocrisia e pretensão no lugar da informação de verdade. Um jornalismo que não leva meios para que os seus leitores possam pensar não é jornalismo, sobretudo nos tempos atuais. Sei que estamos longe de termos Democracia, Liberdade de Imprensa e de Pensamento, porém um dia chegaremos lá. Falo deste contexto midiático sem perder a linha de raciocínio do que postulo aqui, que é o reconhecimento aos profissionais dos serviços mais essenciais a todos, já que, trabalhar com a verdade é vislumbrar também a profissão destes profissionais.

Os Movimentos de Classe

   Vejo sensacionalismo, baixaria, governos despreperados, movimentos pró isto e aquilo, e que no fundo só possuem intenções escusas, pensam só no próprio umbigo, sem generalizar. Dizem defender classes como a dos médicos e não o fazem, dizem lutar pelos bombeiros e nada, outros se dizem  e se intitulam como arautos da defesa dos direitos dos negros e dos menos favorecidos e o que fazem é tudo menos o que se propuseram.  Muitos irão se perguntar o que há de coerência em fazer uma matéria falando da valorização de classes se toca-se na questão dos negros. Qual a relação? Toda, pois para falar de reconhecimento precisamos falar de todos. Enfim, nosso país e o mundo vive uma absurda falácia em todos os aspectos e quem ousa quebrar o silêncio e falar o que realmente importa passa a ser visto como polêmico. Se ser polêmico é falar a verdade... em que mundo estamos? O mundo onde os que prestam serviços que salvam vidas como os médicos e bombeiros ganham tão pouco  e em contrapartida de outro lado temos os políticos corruptos e falaciosos  que ganham tanto e pouco ou nada fazem. Sem generaligar no tocante aos políticos que trabalham de verdade. Mas a bem da verdade, o valor que os parlamentares ganham estrapola os límites do bom senso.

Finalizando 

     Conclusão, falar o que realmente acontece é carregar um alto preço nas costas por ir na contramão do sistema. Mas não há outro caminho para a valorização de classes de verdade, bem como, para a melhoria de vida de todos sem estabelecer esta discussão. Caso tivéssemos vivido em toda a história da humanidade sem o cabresto de um sistema que só procura dominar as massas não estaríamos vivenciando tantos dilemas difíceis.


Instagram: https://www.instagram.com/joaolucianooficial/



João Luciano




4 comentários:

  1. Jornalismo com compromisso é aquele que não se curva a políticos.
    Não se vende por migarias e principalmente sabe defender os interesses coletivo de uma sociedade. Parabéns pela sua competência, profissionalismo e dedicação
    Como sempre vc deu um show na materia! meu querido jornalista João Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo carinho demonstrado através de tão plausíveis palavras minha querida cantora e compositora, Angie Dynes!!!

      Excluir
  2. Realmente esses profissionais precisam até mais que uma medalha , estão dando a vida pelos pacientes, estão deixando de viver , colocando suas vidas em risco até por não terem materias dignos para trabalharem por uma missão de salvar vidas , promessa que fizeram ao se formarem, precisam serem reconhecidos, não posso deixar de citar também o pessoal que cata e limpa nossas ruas sem proteção nenhuma ...
    Precisamos parar e analisar essa situação toda que estamos vivendo, como pode chegar a este nível, profissionais de saúde tendo que por em risco suas vidas , profissionais da Comlurb tendo que fazer seu papel e cadê os direitos deles, a prevenção de suas vidas em meio catástrofe que estamos vivendo .
    Parabéns João pela excelente trabalho como jornalista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, prezada e querida leitora, Bianca Morouço! Gratidão pela sua rica participação, como sempre, em minhas páginas. Comentários só enriquecem ainda mais as mesmas e colaboram para a repercussão de todos os meus trabalhos no Brasil e no mundo.

      Excluir