Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

2 de fevereiro de 2020

Os Coronavírus, a OMS e Um Alerta Global

   Na China o clima é aterrorizante

    Foto: presstv.ir

    Início

  Os coronavírus foram descobertos em Wuhan, na China (cidade que, inclusive, se encontra em quarentena). No entanto, o coronavírus já existia. O que temos aí é um vírus que sofreu mutação e encontra-se mais resistente. Nesta última quinta-feira (30/01), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença oficialmente como uma emergência global.  Desde dezembro, período em que surgiu na China, o assunto que têm estado em voga nos noticiários são os Coronavírus (CoV). Isto posto, não poderia deixar de registar, com base em fontes fidedignas, as informações e levar aos meus leitores do Brasil e do Exterior, um serviço de utilidade pública, acerca deste assunto. Segundo especialistas, os Coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960. Eles causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. No geral, as infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infectam com os coronavírus ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Os coronavírus comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. Daí a importância de estarmos atentos e de procurarmos o auxílio do serviço de saúde. Com a palavra, a jornalista, Camilla Veras Mota da BBC News:


  Da transmissão e dos cuidados


   A  transmissão dos coronavírus humanos comuns acontece das seguintes formas:  Pelo ar; por meio de tosse ou espirro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido então de contato com a boca, nariz ou olhos. O período de incubação dos coronavírus, ou seja, período em que os sintomas surgem desde a infecção no organismo, é de 2 a 14 dias. Já sobre o período de transmissibilidade, de uma forma geral, ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecida para o SARS-CoV e o MERS-CoV. Durante o período de incubação e em casos assintomáticos, os coronavírus não são contagiosos. Fonte: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus. Dados apontam para suspeitas de pessoas infectadas no Brasil. Fonte: Portal de Notícias G1: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/01/30/brasil-continua-com-9-casos-suspeitos-de-coronavirus.ghtml, Segundo o diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus no último dia 23/01, o surto de coronavírus que já infectou mais de 600 pessoas, por enquanto, “é uma emergência na China”, mas ainda não é um caso de emergência global. Fonte: News Paraíba. Segue o link https://newsparaiba.com.br/2020/01/23/oms-surto-de-coronavirus-e-emergencia-na-china-nao-global/    As informações pelo que analisei, por mais que estejam sendo manipuladas, constatam, a gravidade do supra vírus. Daí a admissão de risco global, dada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). No aeroporto da Itália como segue em imagem abaixo, estão sendo adotados os protocolos de segurança estabelecidos pela OMS.

Foto: (Dinuka Liyanawatte/Reuters)

Continuidade

  Já existem registros de suspeitas do Coronavírus em países da Ásia, América do norte e no Brasil. Todavia, em contradita ao que foi falado pelo diretor da Organização Mundial da Saúde, acima, já há o reconhecimento da gravidade da doença por meio da OMC (Organização Mundial de Saúde). A rotina dos cidadãos chineses e de todos os países que estão com a iminência de contágio é o uso de mascarás tanto por pessoas que transitam no dia a dia, quanto por médicos e profissionais da saúde no geral, que cuidam dos pacientes. 

     Foto: Revista Exame

Finalizando

 O que vemos dentre tantas coisas é uma mudança global de hábitos e de rotina. Os tempos são difíceis, mas é fundamental que venhamos  fé e calma, pois para tudo há uma solução. 


Instagram: joaolucianooficial


João Luciano




Nenhum comentário:

Postar um comentário