Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

25 de setembro de 2019

O Dor das Mulheres Vítimas do Feminicídio

 A cada dia que passa o crime de feminicídio vem ganhando cada vez mais espaço dentro do contexto social. Algo deplorável, que tenho a árdua missão de destrinchar. Mulheres ao longo de anos sofreram e ainda sofrem nas mãos de homens que se comparados a animais seria uma ofensa sem precedentes. Todavia, atualmente, existem leis e meios cabíveis para que o praticante do crime seja julgado e condenado. No entanto, nem sempre foi assim e é isto um dos motivos que causam dores e revoltas, pois trata-se de uma covardia sem igual. Como encontrar palavras para descrever com o devido peso, esta questão? Fica impossível, pois ainda que se tenham palavras nenhuma será capaz de traduzir a atitude vil e cruel de quem pratica tal ato. Assistam abaixo, por gentileza, a reportagem exclusiva sobre "o feminicídio" praticado contra as mulheres, feita  pelo programa: "Conexão Repórter" do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), apresentado pelo brilhante, colega, o jornalista: Roberto Cabrini:



 Os dilemas

O tema é ultra delicado. Se por um lado temos o crime, por outro temos as vítimas que em sua maioria são coagidas e, acabam por não fazerem, as denúncias. Covardia, crueldade, mal caráter são as palavras que melhor descrevem a atitude surreal que leva um entre aspas "homem", pois a meu ver, não é homem e sequer pode ser comparado a um animal tal espécie desprezível, uma verdadeira aberração. Ferir uma mulher é uma atitude atroz e que deve ser punida com o máximo rigor de que a lei dispõe. A maldade em todos os seus aspectos é uma atitude assombrosa.  No entanto, isto projeta-me a analisar diversas nuances do contexto social. Ainda sobre tal análise, é complexo e não há explicação e nem muito menos justificativa para tais maldades. Atitudes de violência contra a mulher não mutilam apenas o corpo, mas o pior, a mente. As agressões geram traumas incomensuráveis que são atenuados ao longo do tempo. Em muitos casos se faz necessário o uso de medicamentos controlados.


Dos traumas

O medo e o pavor passam orbitar a vida da vítima que não consegue dormir, ter uma vida normal como a de qualquer pessoa. O idealismo de ter um parceiro (a) melhor pode ser um dos maiores erros de uma pessoa, uma vez que, na obsessiva busca por um ser um humano que corresponda cada um dos nossos anseios, muitas vezes vendá-nos os olhos pela ilusão do que não existe. Casos fatídicos como este e tantos outros são manchetes de jornais todos os dias. As leis e a insurgência das mulheres enquanto pessoas de direito, fez e faz com que isso diminua. Todavia,  o que vemos é a falta de atitude efetiva da justiça. A impunidade é uma das piores coisas que pode haver em um sistema que prima pela minoria em detrimento da maioria.


Perguntas

   Em que ponto ainda, teremos que chagarmos para que as coisas sejam transformadas? Quantos casos de agressões contra as mulheres ainda faltam para que o poder público tenha o mínimo de cuidado e respeito com as mulheres? Até quando as mulheres aceitarão viverem sob a subserviência e o cárcere de um pseudo "homem", sem se manifestarem? Digo isto, pois se de um lado temos as mulheres empoderadas e lutadoras, de um outro, temos as mulheres que possuem medo e são aterrorizadas por monstros como estes. Escrevo há anos e na atividade jornalística, é algo doloroso, tratar de assuntos como estes. A mola propulsora para conseguir ir adiante é o papel de informar algo de utilidade pública, fazer com que a justiça seja feita e de buscar garantir que um dia teremos um mundo melhor.

A justiça

    Maria da Penha foi e é um grande nome de representação das lutas contra as violências as mulheres. Em homenagem a Maria da Penha  foi criada em 7 de agosto de 2006, a lei: 11.340.  Chamo a atenção de todos e todas para a seguinte informação: "Mulheres neste exato momento, estão sofrendo caladas, e talvez, ao lado de nossas casas" Mulheres do Brasil e do mundo, não aceitem jamais, a violência verbal e física. Ser humano algum merece sofrer. Reajam, denunciem e vamos juntos construirmos um mundo melhor. 

Finalizando

   Uma matéria a ser refletida. Denunciem no número 180 e colabore para que sejam banidas as violências contra você, mulher, e a todas que estejam sendo vítimas de tal realidade.



Instagram: joaolucianooficial


João Luciano




Nenhum comentário:

Postar um comentário