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1 de setembro de 2019

A Pertinência do Observatório da Comunicação Institucional

    
  O Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), fundado em 1o. de fevereiro de 2013 pelos pesquisadores: Manoel Marcondes Neto, Lúcia Duarte, Pollyana Escalante e Marcelo Ficher, é uma sociedade educativa sem fins lucrativos que tem o seguinte propósito: "organizações melhores = mundo melhor", mirando o campo da educação para a mídia ("media literacy") por meio de publicações, pesquisas, cursos e eventos. A instituição - que tem sede no Rio de Janeiro - vem buscando promover a informação de modo imparcial e com qualidade para o bom entendimento e a harmonia entre partes, a fim de contribuir com o desenvolvimento das organizações em nível nacional.

Missão

  A entidade tem como finalidades analisar e refletir criticamente sobre a conduta das organizações em suas relações internas e externas, avaliando atitude, comportamento, discurso, imagem e legado sob o parâmetro das melhores práticas de governança corporativa. O intuito é o de dar solidez às marcas e estabelecer uma comunicação una e compreensiva entre organizações, imprensa e sociedade, privilegiando sempre o cidadão - que merece uma informação de caráter institucional honesta, íntegra, e que não o induza a erros de julgamento.

Resiliência

  Já em seu sétimo ano de atividades, o O.C.I. vem desenvolvendo pesquisas e pondo em prática projetos que promovem a informação pela via do desenvolvimento da inteligência natural - valor que se sobrepõe aos algoritmos e à leitura robotizada do mundo tal como promovida, hoje, pela inteligência artificial. "Vamos na contramão de um sistema educacional que (mal) forma indivíduos para serem empregados e consumidores", diz Marcondes Neto.

Quem é quem

   Eu não poderia deixar de destacar a minha admiração pelos serviços prestados pelo O.C.I., de quem me tornei um admirador instantâneo. Um dos idealizadores, e atual presidente, Manoel Marcondes Neto, é pós-doutor em Cultura e Territorialidades pela pela UFF (Universidade Federal Fluminense), professor da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e doutor em Ciências da Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo). Tem 11 livros publicados por diversas editoras e é uma das maiores autoridades no campo das Relações Públicas no país - tendo recebido o Prêmio Cândido Teobaldo, maior honraria da área, em 2015, por sua contribuição profissional e acadêmica. Recentemente, Marcondes Neto participou do programa "Café Corporativo". Assista a entrevista:



  O dia a dia do O.C.I. está a cargo de seu diretor executivo,Marcelo Ficher,  de seu diretor-presidente, Manoel Marcondes Neto, de sua coordenadora no estado de São Paulo, Renata Ferreira, e de sua coordenadora na cidade de São Paulo, Solange Vilella.

  Pluralismo e engajamento cidadão são as palavras-chave do Observatório da Comunicação Institucional. A união faz realmente a força do O.C.I., e a presença - hoje - de mais de uma centena de colaboradores-conteudistas no portal da entidade (https://observatoriodacomunicacao.org.br/) é prova disso. Vale frisar que a iniciativa seguiu-se à presença de dois de seus cofundadores na gestão 2010-2013 no Conrerp 1 (Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas - 1a. Região - Estado do Rio de Janeiro).

Curiosidade

 O termo (e o tipo de abordagem) "Observatório" foi sugerido por Marcelo Ficher, relações-públicas pela UERJ e mestre em Educação pela UFF. A língua francesa, explica o professor, atribuiu ao termo "Observatório" também a acepção de lugar de observação de políticas públicas. Na língua inglesa o termo restringe-se à sua acepção original de lugar de observação astronômica. A expressão "Comunicação Institucional" foi sugerida por Marcondes Neto, levando em conta o ponto central da Lei 5.377/1967 que criou a profissão de RP - a informação de caráter institucional devida à cidadania e à sociedade em geral - algo muito mal ensinado no Brasil, consequentemente muito mal aprendido e, por isso, muito mal aplicado no nosso quotidiano.

Continuando

   Ressalto eu que a função de relações-públicas está fundamentada no Artigo 2o. da referida Lei, que diz respeito à Responsabilidade Técnica quanto a toda informação de caráter institucional difundida por uma organização - toda e qualquer organização, pública, privada ou do Terceiro Setor. O objetivo geral do O.C.I. é gerar uma consciência mais crítica acerca do papel social exercido pelas organizações a partir de sua comunicação, alertando-as para as armadilhas, perceptíveis ou implícitas, contidas nas ações comunicativas, sejam elas administrativas, institucionais, internas ou mercadológicas. Um dos objetivos específicos do O.C.I é criar novos paradigmas de relacionamento com o público a partir de uma visão de "relações públicas plenas" - sobre como divulgar, construir relacionamentos, dirimir conflitos e gerir reputações - uma concepção que vai muito além do consagrado papel de public relations que, no mundo anglo-saxão (onde surgiu) remete a "media relations" apenas. Um outro objetivo diz respeito à conduta ética e à sua contrapartida, a transparência - sempre no âmbito das organizações.

O que dizem os diretores do O.C.I.

   Segundo Marcondes Neto, infelizmente, não há - ainda - uma cultura de associativismo no país, ou seja, as pessoas não se propõem à exposição de se associarem a instituições que defendem causas cidadãs e primam por zelar por interesses da coletividade. Esta falta de "input", segundo Marcelo Ficher, tem a mesma origem da omissão cívica, com a aversão que a grande maioria dos cidadãos tem à ideia de se filiarem a partidos políticos.

Digo eu

  Como jornalista e há anos escrevendo sobre as relações sociais, as várias vertentes relativas à temática dentre diversos outros assuntos, o que mais tenho percebido é que todos querem um Brasil melhor e plural. No entanto, na prática, estamos carentes de atitudes que caminhem lado a lado com o que é dito. Ainda, segundo o presidente do O.C.I., Marcondes Neto, a iniciativa de fazer parte da instituição seria um meio essencial para a procura de igualdade social. A entidade se propõe a oferecer para a sociedade, uma educação para a mídia alicerçada na qualidade e pautada em conhecimentos que se coadunem com o que há de mais inovador em matéria de informação e de boas práticas de governança.

 Visite o portal do Observatório da Comunicação Institucional (https://observatoriodacomunicacao.org.br) e acompanhe todas as notas, artigos, colunas e o riquíssimo "clipping" da mídia. A instituição tem como suas causas: Transparência Ativa, Comunicação Pública, Jornalismo Responsável, Propaganda com Ética e Educomunicação para a Cidadania. Conheça os projetos concluídos e os que ainda se encontram em fase de conclusão no link (https://observatoriodacomunicacao.org.br/projetos-oci/).

  O Observatório da Comunicação Institucional - tal como toda e qualquer organização social - necessita da contribuição de todos. Assim, é fundamental que haja contribuições. Colabore com sua doação por meio do link (https://observatoriodacomunicacao.org.br/como-contribuir/) ou torne-se um associado do O.C.I. (https://observatoriodacomunicacao.org.br/associe-se-ao-oci/).

Finalizando

    Sinto-me imensamente honrado em ter a oportunidade de oferecer aos meus leitores(as), do Brasil e do mundo, conhecer iniciativa tão meritória e necessária nos dias atuais. E diante do exposto, fica o registro da minha gratidão pela entrevistas exclusivas concedidas por Manoel Marcondes Neto Marcelo Ficher, que desde já declaro como amigos.


Instagram: https://www.instagram.com/joaocostaooficial/


João Costa



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