Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

25 de janeiro de 2019

465 anos de São Paulo e a Fatídica Tragédia de Brumadinho

  São Paulo, o coração econômico do país, completa hoje, 465 anos. Um estado marcado por uma história de incomensuráveis conquistas e muita superação em meio à atual crise econômica. No entanto, ao mesmo tempo que faço esta constatação projeto-me para Brumadinho, BH (Minas Gerais). Depois de Mariana temos agora, o dilema que envolve segundo os bombeiros em informação dada ao "G1 (Portal  de Notícias da Globo)",  três barragens na mina conhecida como: "Córrego do Feijão". Este dilema está sendo enfrentado pelo município de Brumadinho que, até o momento já provocou inúmeras vítimas. Sem falar dos familiares que estão a espera de notícias das vítimas desaparecidas. Uma calamidade. Em tela, foto mostra casa submersa em um verdadeiro lamaçal. Foto da Rede Globo. O Brasil teve sua tarde marcada pela trágica informação do desmoronamento da barragem de rejeitos minerais no supra munícipio. Isto leva-nos a uma densa e pertinente reflexão. 

 Refletir sobre os fatos é fundamental, haja visto que, sem uma apurada análise não temos como adquirir os avanços  necessários. Apesar de tratar-se de uma barragem estamos falando de algo que foi provocado por uma ruptura e em se tratando de ruptura, prevenção etc podemos dizer que não só Minas Gerais, mas São Paulo e tantos outros estados padecem da falta de atenção das autoridades para com as questões ligadas a prevenção e segurança. Cidades que cresceram de modo desordenado e consequentemente possuem em seu bojo grandes probabilidades de serem acometidas por acidentes de ordem natural ou não. Em, 05 de novembro de 2015, portanto, há três anos, tivemos o rompimento da barragem do fundão, em Mariana, que provocou a morte de aproximadamente 19 pessoas. Com mais este rompimento, o que se percebe é que os governantes não aprenderam com tais acontecimentos. Precisamos que o estado seja estratégico e não socorrista. Agora, surgirão diversos profissionais da área para darem as suas análises sobre o tema, porém o essencial é que medidas efetivas sejam tomadas a fim de que tais tragédias não sejam reincidentes. Chega de tanta negligência. Até quando precisaremos assistirmos, perplexos, casos como estes para que algo seja feito? Na minha concepção é um fato inaceitável e que precisa ser passado pelo crivo da justiça. Os governantes públicos e a inciativa privada por meio das empresas que controlam tais mineradoras como:  Samarco Mineração S.A, empreendimento conjunto das maiores empresas  de mineração do mundo, a brasileira  Vale S.A e a anglo-australiana  BHP Billitonprecisam acordar para tais questões e neste mister se faz importante que elas tomem as medidas necessárias face a gravidade em pauta. O que está em voga não são apenas os danos provocados pelo derramamento de rejeitos de minério, mas, sobretudo de vidas que se perderam e da iminência de outras tragédias. A cultura da prevenção é tudo, mas trabalha-se no Brasil sem a mínima atenção para tais questões. Esta imperícia é lástima e notável em vários aspectos da administração pública e privada. Há anos que trago a baila assuntos de alto relevo através de minhas páginas e percebo o quanto que os desleixos continuam a serem praticados. Realmente, não dá para compreender tal ignorância e não tenho como vislumbrar transformações sem que haja o mínimo de bom senso.  

  O aniversário de São Paulo era para ser uma comemoração a parte, mas não raro,  lamentavelmente tenho que linkar e discorrer sobre assuntos que precisam ser discutidos. Trata-se de uma questão de utilidade pública. Registro, aqui, o meu repúdio a esta impunidade e os meus mais sinceros sentimentos de pesar a todos os familiares e amigos das vítimas. Tenham uma excelente leitura. 



João Luciano


Nenhum comentário:

Postar um comentário