Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

8 de março de 2019

O Dia Internacional da Mulher e a Atualidade


 Todos os anos escrevo um artigo sobre as mulheres e sinto-me muito lisonjeado por isto. Discorrer sobre a importância das mulheres e as gerações, dentro do contexto social é algo maravilhoso. Sei que ainda falta muito a ser feito e muita coisa a ser conquistada, mas certamente, é um fato mais que notório o quanto as mulheres conseguiram prosperar neste sentido. A mulher, atualmente, ocupa postos nos mais altos escalões dos poderes e não é para menos. Elas têm potencial e jamais deveriam ter sido proteladas como ocorria no passado. A "Constituição Federal Brasileira  determina em seu artigo 5º inciso I" que, homens e mulheres são  são iguais em direitos e obrigações, porém o que vemos é que na prática isto não passava de uma grande falácia. O que fez com que as mulheres se notabilizassem foram suas lutas e ideiais. Todavia, infelizmente, o Brasil vivencia uma realidade cruel e inaceitável quando o assunto é a violência contra a mulher. Temos leis emblemáticas, como a própria "Lei Maria da Penha", mas ainda precisamos de muita evolução neste sentido. Diante do contexto, atual, temos visto, as mulheres serem esbofeteadas, deformadas e até assassinadas por seus companheiros. Um absurdo que precisa ter fim. 

   Não adianta que apenas falemos e noticiemos os acontecimentos, mas sim de que haja uma efetiva mobilização para a concretização de anseios que acabam ficando no campo da subjetividade e do total esquecimento com o passar do tempo. O debate público é fundamental e o poder judiciário dentre tantas outras instituições, precisa dar apoio a esta nobre causa em defesa das mulheres e, sobretudo do bem comum. Não há como imaginar um país e um mundo igualitário com discriminações. Ao passo que vivemos a Era do avanço cada vez maior, da tecnologia deparamo-nos com um retrocesso abissal das relações humanas em diversos aspectos. Trata-se da necessidade de que tenhamos apenas um momento de reflexão para compreender o quão simples, mas ao mesmo tempo tão complexo, é tratar de qualquer temática ligada ao ser humano que tangencie ou divulgue algo no sentido do encontro com a evolução. Só sei que, dentro de todas as nuances, sensos e contrassensos um fato é irretorquível, inquestionável, as mulheres são maravilhosas. Ressalto que, a bem da verdade, sem generalizar, as mulheres nunca foram valorizadas como deviam pela história. Algumas são maltratadas por meio de agressões físicas, verbais e outras são trocadas pelo trabalho. Quantos e quantos maridos optam pelo trabalho em detrimento da solidão de suas esposas. Depois de alguns anos ou de muitos anos despertam para dar valor a algo que não souberam cultivar, o amor! Ao deparar-se com tal realidade resolvem mudar da noite para o dia a fim de tentar reconstruir o que já foi ceifado, levado pelo tempo. Por isto, nunca deixe de valorizar a mulher que está ao seu lado, mas não reclame das escolhas que, porventura tenha feito e se o amor que diz a ela sentir, já não o for mais, correspondido. As mulheres são uma flor de candura, sem falar que, são o meio para a concepção da vida, da criação e de todo o acompanhamento a ser dado a sua prole, filhos. Lembro-me da maneira como fui criado por minha saudosa avó paterna: "Brasilina Maria de Jesus Costa", destaco a grandiosidade do caráter que ela tinha, da postura elegante, da firmeza ao falar, em decidir as coisas, em ser uma mulher destemida para a sua época e que neste sentido possuía e possuí tanto valor por meio de seu legado. Deixou-me um legado incomensurável, o de tornar-me o homem que sou. Fico feliz de ter tido como retribuir o que ela fez por mim em vida. Daí o destaque para o “ Dia Internacional da Mulher”, e para a importância de seu papel dentro do contexto social e na atualidade.

  Diante do exposto, o que dizer, senão aplaudir a todas as mulheres do Brasil e do mundo nesta data tão importante!!!



João Luciano




4 comentários:

  1. Demorei pra vir, mas cheguei e claro que só posso agradecer o texto maravilhoso, cheio de lembretes importantes. Hoje e sempre, que haja maia respeito por toda gente, todo ser humano, todo ser vivo... Continue nos alimentando a mente João. MUITO OBRIGADA!!!! Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem palavras para descrever a minha imensa gratidão, leitora e amiga, Patrícia Justino!! Sinto-me lisonjeado. Abração!

      Excluir
  2. parabéns amigo,pelo artigo maravilhoso sobre o dia das mulheres.

    ResponderExcluir