Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

11 de fevereiro de 2019

O Jornalismo Brasileiro está de Luto

 Hoje, o Brasil encontra-se mais triste, com a perda de um dos maiores expoentes do jornalismo nacional e porque não dizer internacional, o grande jornalista, apresentador e radialista: "Ricardo Eugênio Boechat" de 66 anos, mas conhecido como Ricardo Boechat. Ele marcou e deixará marcada a história. Foi um dos maiores profissionais de mídia de todos os tempos. Um modelo seguido e admirado por todos.  A meu ver, um dos mais exímios arautos da notícia, pois levava com seriedade e imparcialidade a informação dos fatos a nível estadual, nacional e internacional. Conhecido pela sua cultura, postura combativa e de muita luta em defesa da igualdade social, liberdade de expressão e da liberdade de Imprensa. O que falar diante de tantas tragédias e perdas como estas?  Segue abaixo, a emocionante homenagem prestada por toda a equipe da Rede Bandeirantes a Ricardo Boechat:

                                           
  O corrente ano de 2019 tem o seu início marcado dores. Escrevo há anos e encontro-me sem muitas palavras para descrever tal perda, a não ser enumerar as qualidades que são muitas deste eminente profissional. A imagem acima, foi feita pelo fotógrafo Rodolfo Buhrer. Ricardo Boechat foi um colega de profissão que, certamente, figurou, figura ,e sempre, figurará entre um dos maiores exemplos no âmbito da comunicação. Ele deixa um vasto legado e a forte contribuição de um ideal de jornalismo voltado a atender os interesses do povo que não têm voz. O jornalismo brasileiro perde não só um profissional de relevo, mas sobretudo um ser humano incrível. Boechat possuía uma estupenda articulação e bom humor ao transmitir os fatos, a fim de fazer com que, o ouvinte e telespectador pudessem desfrutar de momentos de alegria mesmo diante de informações, nem sempre ,agradáveis. Sem falar que, ele fazia o povo que lhe era cativo, sentir-se acalentado com a sua maneira  de comunicar. Ricardo Boechat, para muitos que não sabem, nasceu na Argentina. Ele contribuiu de maneira ímpar e proficua para com todos, sejam os novos ou mesmo veteranos que sempre aprendiam com ele. O prestigiado, premiadíssimo e, sobretudo humanista jornalista provoca comoção entre colegas, amigos, familiares e todos os brasileiros. Uma perda irreparável.  Procurei ater-me em fazer um artigo em homenagem. Não farei um artigo com informações que já constam nos maiores portais de notícias do país e do mundo. Na qualidade de jornalista e escritor cabe-me aqui, fazer o registro da importância dos seres humanos Ricardo Boechat e do piloto: Ronaldo Quattruci. Penso que, a vida é uma mera passagem e a cada momento de várias formas, a vida, mostra-nos o quanto que, o tempo é precioso e não volta. Infelizmente, estes momentos, acabam por levar-nos a uma densa reflexão sobre o sentido que damos a muitas coisas. Sempre!

  Lamento esta irreparável perda e solidarizo-me com os meus mais sinceros sentimentos, a todos os colegas, amigos, familiares e brasileiros que sentem e ressentem-se neste momento pelas perdas do grande jornalista Ricardo Boechat e do piloto Ronaldo Quattruci!!! Reflitam! 



João Luciano


Nenhum comentário:

Postar um comentário