Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

10 de janeiro de 2019

O Ano Novo e o Marco de Uma Nova Era

 A vida é marcada por grandes, médios e pequenos ciclos. Estes por sua vez possuem o papel, a meu ver, de dar-nos a sabedoria necessária por meio de sofrimentos ou alegrias oriundas de escolhas que fazemos ou não. Trata-se de algo importante para nós, seres humanos, a vivencia de determinados momentos sejam eles quais forem, pois sem os quais não conseguimos construirmos a plataforma na qual podemos alicerçar a nossa fundação. Uma nova Era não se dá pura e simplesmente por meio da transição de um ano para o outro, mas no processo de gestação da mudança que começa dentro de nós a partir de sonhos e projetos ,e na capacidade de pôr em prática cada um deles. Nesta direção, seguir em frente ainda que a realidade tente desanimar-nos é fundamental. Aliás, a realidade é um grande desafio, pois esta em várias nuances da vida remete-nos a desistência. O diferencial está no como agimos e reagimos diante das circunstâncias da vida. 

   A meu ver, o término de cada ano representa o fechamento de ciclos. Sejam estes marcados por sofrimentos ou alegrias. Sem os quais não teríamos como medir cada conquista e dar a cada uma delas, a importância necessária. A partir deste ponto de partida passamos a termos gratidão pelo que fomos, ao que nos tornamos e, sobretudo a Deusindependente de credo religioso. Outro aspecto interessante é a dinâmica da vida e como que as coisas se dão dentro de todo este contexto. Incrível como que a vida é um grande mistério. Entretanto, ao analisar par e passo de cada uma das circunstâncias pelas quais passamos entendo que tudo não passa de um grande quebra cabeça que se monta a partir de cada escolha voluntária ou não que fazemos. A importância de nossas escolhas define o porquê de cada situação vivenciada exceto as quais fogem ao nosso querer, no entanto, vale frisar que, há um fator chamado resistência e persistência que são na minha concepção, as molas propulsoras, capazes de projetar-nos para o alvos cujos quais, nos propomos alcançar. A vida é como uma longa estrada marcada por desertos e o que determina ou determinará a nossa chegada ao oásis está na habilidade de reinventarmo-nos a cada momento por meio da resiliência. Contudo, o que faz e fará toda a diferença reside na capacidade de driblarmos os obstáculos do dia a dia. Sem falar na sublime atitude de jamais, colocarmo-nos como vítimas, mas sim, como verdadeiros responsáveis e, portanto, protagonistas de nossa história. O triunfo sobre o medo interior, as dificuldades e sofrimentos é algo que obtemos quando resistimos e superamos com muita firmeza cada impacto que sofremos seja na perda de um ente querido, na reprovação em uma prova, no abandono, traumas e eventuais conflitos. Penso que, somos os únicos condutores de nossas vidas e perceber isto é elementar para o nosso crescimento pessoal e profissional. Trata-se de um encontro com nós mesmos. Entender a dinâmica da vida não serve só para que compreendamos as razões das dificuldades, mas também o porquê de cada conquista. Em síntese, sem querer ser redundante, tudo mostra-nos que a vida é uma equação constituída de ações e reações. Todavia,  é necessário que sempre tenhamos coragem e resistência para superarmos com coragem e ousadia cada desafio proposto.

  Não há como haver uma Era marcada por transformações sem que tenhamos claras, as nossas metas e de como as alcançaremos. Ressalto, no entanto, que a peça chave em todo um processo de mudanças está também no pensar o nosso próximo como a extensão de nós mesmos. Fala-se muita em humanidade, solidariedade e de uma cultura de paz, porém pouco vive-se de maneira humanizada no trato de uns para com os outros. Reflitam e tenham um excelente 2019 !!!


João Luciano



Nenhum comentário:

Postar um comentário