Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

31 de janeiro de 2019

Brumadinho sob a Lama do Descaso e o Crime Ambiental


 Na foto ao lado é nítida a ação emocionante dos bombeiros, submersos a  um lamaçal, na busca por vítimas no Córrego do Feijão em Brumadinho. Foto de Alexandre Guzansshe/EM/DA Press. Ao analisar cada nova informação que surgi após o trágico rompimento da barragem de Brumadinho, município de Minas Gerais, é inevitável não raciocinar e constatar o crime destas empresas e do poder público. Crime de negligência. Penso o quanto tantas coisas poderiam ser evitadas se não fosse a ganância humana, motivada pelo capitalismo desmedido de empresas que passam por cima de tudo e todos em nome de um papel chamado dinheiro. Em que ponto chegamos! Lastimável que isto tenha acontecido, famílias dizimadas, crianças, jovens, adultos e idosos que perderam a oportunidade de viverem, fazerem planos e de sonhar um Brasil melhor. Até o momento o número de vítimas é de aproximadamente 84. Inaceitável. Assistam abaixo, por gentileza, a cobertura exclusiva  feita pelo programa: "Conexão Repórter" do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), apresentado pelo brilhante colega, o jornalista: Roberto Cabrini:


  No último dia, 25 de janeiro do corrente mês, fiz a cobertura da tragédia de Brumadinho como segue o link: https://jluciano442.blogspot.com/2019/01/465-anos-de-sao-paulo-e-fatidica.html e, hoje, decorridos estes dias volto a falar sobre o tema, mas sob o enfoque de que precisamos combater todas as formas de manipulação escusa e criminosa de empresas que por possuírem bilhões acham-se acima de tudo e de todos. Por outro lado, temos o desleixo do estado que através de governantes que não representam o seu povo, nos enojam com discursos infundados e que em nada solucionarão o que já ocorreu, pois não trarão vidas de volta e muito menos reconstruirão a cidade da noite para o dia. Perdas irreparáveis e a constatação do descaso das autoridades públicas e da inciativa privada que manipulam estas minas. Uma realidade cruel que ainda assistimos no Brasil. Uma vergonha. Fico revoltado com tais questões e recuso-me a aceitar qualquer explicação destas autoridades que vão a público com discursos vazios quando na verdade deviam e podiam ter evitado tal tragédia dada a gravidade e o que aconteceu em Mariana. Negligência, crime ambiental, desleixo e insensibilidade para com um povo simples e batalhador. Algo a ser refletido e cobrado das autoridades na esfera dos poderes judiciário, executivo, municipal a nível estadual e federal. Não irei ater-me a dados estatísticos já que, são inúmeros os sites e meios de comunicação que o fazem. Não posso deixar de manifestar aqui, a minha admiração por todos os bombeiros que de maneira extraordinária realizaram e realizam seus trabalhos! No Brasil, infelizmente, os bombeiros, professores, e tantos outros profissionais não são valorizados, como deveriam. Uma falta gravíssima das autoridades públicas, mas na qualidade de jornalista, escritor que trabalha há anos na seara da informação dirigi-me a tais profissionais e agradeço a todos pelo brilhantismo com que trabalharam e trabalham em prol da sociedade. Vocês, bombeiros, são um dos maiores orgulhos de todos nós, brasileiros. Aproveito o ensejo, para solidarizar-me mais uma vez com todos os famíliares e amigos das vítimas!! Deus, independente de credo religioso, os conforte. 

  Diante do exposto, fica a reflexão sobre todos fatos, meus mais sinceros sentimentos de pesar aos familiares e amigos das vítimas e o meu pedido aos novos governantes de que apurem minuciosamente, a concessão dada as empresas envolvidas e que estas empresas sejam punidas, rigorosamente, na forma da lei. 



João Luciano


2 comentários:

  1. Saludos amigo desde Honduras ¡
    Dios bendiga Brasil grandemente y su gente se esfuerce por sacar adelante su patria, lamento verdaderamente lo sucedido, no me gusta el dolor pero es algo inherente a la naturaleza humana, pero aun mas puedo lamentar el hecho de que hay situaciones que se pueden evitar si tan solo se tuviera mas presente el amor para con los demás, si embargo cuando se trata de dinero el soborno y la codicia y el sistema se superponen a los valores morales y espirituales que deben reinar entre nosotros, nuevamente no al sistema, no a la negligencia consciente y si a los valores de la biblia, si a Dios.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saludos desde Brasil hasta su país, mi querido amigo, Alan! Gracias por su analisis.

      Excluir