Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

12 de dezembro de 2018

Os Dilemas da Vida e a Importância da Superação

  Os dilemas da vida são incríveis e ao mesmo tempo um grande mistério. Existem dores que consomem nossas almas de modo indescritível, tristezas profundas e muitas vezes, até inexplicáveis. Dores a que todos são passíveis de vivenciar. Não há uma origem certa, palpável. Trata-se de uma dor intangível que acomete milhões de pessoas mundo afora tais, como: síndrome do pânico, depressão, angústias e que, nem sempre, muitos a compartilham, pois é doloroso sentir e falar, haja visto que, para tal é necessário uma visita ao passado em muitos casos, para entender o surgimento de determinados sintomas que determinaram tal problemática. Assistam na reportagem, abaixo, a constatação de um dos maiores dilemas dos últimos tempos, "a síndrome do pânico",  através de uma marcante e reveladora entrevista do padre: Fábio José de Melo Silva, mas conhecido como: "Padre Fábio de Melo" ao programa: "Conexão Repórter" do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), apresentado pelo jornalista: Roberto Cabrini:


                                                       
 Tratam-se de sentimentos aterradores e não há como dimensioná-los, pois vão variar de pessoa para pessoa. Contudo, há médicos especializados em todo o Brasil e no mundo para oferecerem tratamentos necessários para que tal paciente possa ter uma vida normal. Existem psicoterapias e caso necessário, a intervenção com medicamentos por um determinado tempo. A vida projeta-nos a situações, circunstâncias e dilemas que não deixam margem para que paremos e reflitemos e isto pode colaborar para um processo de adoecimento da alma e do corpo por meio do psicológico que não nos cobra de momento, mas que a médio ou longo prazo manda inevitavelmente, uma alta conta para ser paga. Escolhas erradas, alimentação deficitária, infelicidades, perdas, frustrações e decepções profundas ocasionam uma série de problemas no campo emocional. Trata-se de um erro incorrigível, pois não devemos projetarmos nossas expectativas em quem quer que seja! Outro fato importante é que as desilusões são a prova cabal de uma ilusão criada a cerca de alguma coisa ou de alguém. A auto responsabilidade é a palavra de ordem e é fundamental que ao fazermos uma revista ao passado tenhamos a sinceridade de admitirmos para nós mesmos, as nossas incoerências, por sermos simplismente, seres humanos. Logo, seres imperfeitos. O corpo humano passa por momentos limites e suporta com grande maestria, inúmeros abalos, mas exatamente por conta deste desdobramento que o organismo precisa fazer para suportar tais dilemas, a conta vem cara no futuro por meio de sintomas diversos que gritam para nós do quanto precisamos de ajuda. Não trata-se de algo fácil, porém é imprescindível que haja tratamento e que nesta direção sejam feitos todos os tratamentos pertinentes, seja por meio de medicamentos ou mesmo por meio de sessões de psicoterapia.  Ainda há preconceitos no tocante ao tratamento, haja visto que, os tratamentos  psicológicos eram tidos e ainda o são, em parte, como algo que só devia ser prestado a quem possuía alguma psicopatia.  A época, as pessoas que tratavam-se de algum mal estar era atríbuido o nome de psicotapa etc. Atualmente, por mais que o preconceito ainda permeie a menatalidade de muitos é sabido que os tratamentos para a sindrome do pânico, depressão,  dentre outros transtornos são fundamentais. O preconceito como todos podem perceber caminha lado a lado com a ignorância dos que não sabem lidar com os dilemas dos últimos anos. O sofrimento é algo sem precedentes e os tratamentos são fundamentais. Neste sentido, a fé é um instrumento vivificante para quem passa por momentos de desalentos como estes. As milhoes de pessoas que passam por tratamentos ou que sentem que estão precisando do mesmo, não deixe de procurar ajuda. As dores dá alma são sanadas por meio da fé e da perseverança, porém os tratamentos volto a dizer, são fundamentais.

     Neste sentido, não deixe de cuidar-se, já os famíliares, amigos e mesmo aqueles que não possuem algo parecido, fica a reflexão de que, jamais deve-se julgar alguém, discriminar, pois o dia de amanhã é incerto para todos nós. Ajamos com amor e compaixão para com todos que chegarem até nós.



     João Luciano Silva da Costa




Nenhum comentário:

Postar um comentário