Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

3 de julho de 2018

Resiliência em Foco

 Um assunto fundamental de ser tratado, sobretudo nos dias atuais, marcados por tantos dilemas e imensos desafios. Inúmeras são as pessoas com tristezas, angústias, síndromes diversas e depressões. Diante deste quadro não há melhor momento para falar da importância da prática da resiliência. Algumas pessoas não sabem o significado da palavra, o que falarei mais a diante. Resiliência é a capacidade de reinventar-se a cada desafio, seja ele dentro do contexto profissional, relacional no tocante ao convívio com o nosso próximo e dentro de casa, com os nossos familiares e porque não dizer conosco quando somos confrontados com adversidades dentro de nós mesmos! A resiliência é uma capacidade que pode inclusive, assemelhar-se a fé, pois em momentos de miséria, fome, desabrigo, desassossêgo e quando todos o abandonam só por meio da resiliência e, sobretudo da fé é possível dar a volta por cima. O reinvento é algo nobre que tira um indivíduo de uma zona de conforto, o aprimora enquanto ser social e em todos os aspectos, bem como o projeta para o sucesso. Assistam abaixo, vídeo no qual, falo sobre o assunto em pauta, em meu Canal no Youtube:

                                          

A resiliência sempre esteve em meu sangue, pois tive que lidar com situações humanamente impossíveis, mas que ao invés de fazerem de mim uma pessoa amarga e antissocial, tornou-me ainda mais forte, capaz de reinventar-me cada vez mais e de ter ainda mais amor pelo próximo. Penso que, a grande questão, está na maneira em como nós enxergamos cada situação adversa e por meio do que temos como desafio a ser vencido. Podemos partir da justificativa de que somos capazes ou simplesmente cruzarmos os braços e entregar para o universo a solução que cabe a nós darmos. O engano que há é o de que as coisas surgirão da noite para o dia. Jamais. Todo o sucesso que idealizamos partirá do que semeamos a cada dia e isto refletirá diretamente e, sempre, em nossos resultados. Isto é um retorno instantâneo. Não adianta reclamar e justificar os erros que cometemos procurando um culpado. Entender que somos os únicos responsáveis pelo nosso sucesso é extraordinário, pois trata-se do exercício da conscientização de que não sabemos tudo, a nobreza da evolução e também o ponto de partida para que consigamos o que queremos. Nada nunca foi e nem será fácil. Compreender e ter isto bem claro facilita bastante, haja vista que, existem pessoas que vivem alienadas, imaginando que existe uma varinha de condão ou acham que apenas em um estalar dos dedos, as coisas simplesmente, acontecerão. A partir de uma perspectiva realista, conseguimos entender e traçar um plano estratégico para conseguir obter saídas eficazes para tal questão. Nunca desista de lutar e de encontrar nos desafios um meio de superação, pois conseguindo enxergar as nuances negativas como uma grande escola de aprendizado você obterá ricas experiências e uma visão ampla de tudo. Lógico que, nem todos os dias, são ou serão de flores, mas somos capazes de dar a volta por cima, sempre. Mesmo quando erramos e não conseguimos o que queremos. Um dos segredos do sucesso é persistir. 

   Enfim, prossiga em direção ao alvo que traçou com obstinação, pois, o que difere um perdedor de um vencedor é a capacidade de perseguir seus objetivos. Não desista. Reflitam e tenham um excelente dia!!!


João Luciano Silva da Costa. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário