Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

25 de julho de 2018

O Papel do Escritor e a Importância da Leitura


  Escrevo há anos e percebo a grande dificuldade de fazer com que boas e consistentes ideias sejam propagadas e que com isso tenhamos um Brasil e um mundo melhor. A escrita é algo extraordinário, poderoso e transformador. Penso que, ser escritor é fomentar o questionamento, promover a cultura e a partir disto tratar de assuntos fundamentais e  tão necessários ao contexto social, bem como desenvolver e aguçar em todos, o hábito da leitura e, sobretudo tocar a alma de cada um com a profundidade que as palavras possuem. Talves um dos maiores desafios de todos os tempos, atualmente,  seja fazer com que todos busquem pelo conhecimento que é diferente de informação. A tarefa de aguçar todos para a leitura, haja visto que, temos um sistema político que,  não agrada-se do letramento da sociedade é um desafio. Sem falar que esta questão tem um viés cultural e histórico. No passado só a classe elitizada tinha acesso a cultura. Sem falar que o negro sequer tinha espaço no cenário cultural. Tenho sido combativo quanto a isto a fim de que consigamos mudar o que há e com a finalidade ressignificar algo que é fundamental para o desenvlvimento de toda e qualquer nação.  

  Seguindo esta linha de raciocínio, faço deste espaço, um meio para imprimir ideias construtivas e agregar consteúdos, experiências e, sobretudo uma percepção aprofundada sobre o aspecto de uma das coisas que tornaram-se bem complicadas nos últimos tempos que são as relações humanase de algum modo contribuir para todo o processo evolutivo. Entretanto, utilizo-me deste meio como uma constante via democrática aonde o leitor tenha como manisfestar-se livremente sobre o que pensa, haja visto, a diversidade na qual todos, nós cidadãos, estamos inseridos. Sempre fiz e farei deste espaço uma tribuna para lutar pelos menos favorecidos e todos quanto precisarem, bem como um canal para levar um material de qualidade e que sirva de fonte de pesquisa. Não possuo qualquer tipo de pretensão ou receio ao manifestar-me de forma sincera, direta e meticulosa, pois além de ser autêntico, nada devo a quem quer que seja,característica esta, que isenta-me de qualquer coisa. A meu ver, estar afinado com o que está sendo abordando e o contexto é elementar, pois  preserva a coerência e o teor da ideia defendida, uma vez que são regras que transmitem o bom senso que deve reger os benéficos debates que surgem na orbita do contexto das relações sociais. Em suma vale frisar a importância da humildade em reconhecer os equívocos inerentes, a todos nós, pois não somos perfeitos. Apesar de tudo, ser escritor não é nada fácil, mas sempre seguirei em frente, pois trata-se de uma vocação que tenho, assim como uma missão que amo e abracei com todas as forças. Com a minha página: "O Profundo Mundo das Relações Sociais", que chegou a  todo o Brasil e em todo o mundo tive e tenho os meus trabalhos lidos, comentados e notoriamente reconhecidos. Fico feliz de ter escrito para a página "Red de Escritores de Lengua Castelhana" e por ter ganhado espaço como colunista da renomada e influente "Revista Empresarial" de circulação no estado de Minas Gerais.  Atribuo tudo ao meu esforço e ao carinho de todos que acompanham os meus trabalhos. Daí a importância da leitura. Gratidão a todos e, sobretudo a Deus, independente de credo religioso.

  Conclusão, é importante que preservemos o debate pacífico e bem estruturado de ideias  com um idealismo que não seja radical, que estabeleça harmonia, a cultura de paz, a integração por meio do diálogo a partir de um construtivismo que dê sentido a existência. Mais uma vez, gratidão a todos que prestigiaram e prestigiam os meus trabalhos. Feliz dia do escritor a todos que como eu, amam escrever e a partir disto, comunicam ao mundo uma filosofia de vida. Reflitam e tenham um excelente dia!!!



João Luciano Silva da Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário