Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

17 de junho de 2018

O Combate a Violência aos Animais e as Lutas Enfrentadas

  

  Lamentavelmente muitos animais sofrem crueldade por parte de alguns indivíduos que sequer podem ser chamados, a meu ver, de seres humanos. Fico a perguntar-me como que um indivíduo pode ser capaz de tamanha crueldade. Os animais são por natureza, irracionais. Logo, são inofensivos e temos em contrapartida, o ser humano que é dotado de racionalidade, o que em tese, por si só já deixaria de lado a ideia de que alguém pode agir de maneira tão vil e inumana. Animais de várias espécies são queimados, envenenados e acometidos de vários sofrimentos. A ideia que fica clara a partir deste contexto é que em muitos momentos os animais tem mais valor do que certos seres humanos que, apesar de serem seres racionais, possuem atitudes que vão ao ápice da crueldade. Em tela, a imagem de um cão junto a uma criança. Muitos desconhecem, mas muitos animais fazem parte de todo um processo de tratamento e terapias de reabilitação e acessibilidade de milhares de pessoas. Historicamente, estes tratamentos são realizados desde 400 A.C (anos antes de Cristo). Olha como o papel de um animal vai além do que muitos supunham ou podem imaginar! No programa, "Saiba Mais" assistam abaixo, por gentileza, uma entrevista  do professor de direito ambiental da Unb (universidade de Brasilia): Dr. Mamed Said:

                                                                  
 
  Um fato notável é que de um tempo para cá, os animais assumiram um papel muito importante dentro do contexto das relações humanas. Pessoas solitárias, deprimidas, traumatizadas, desiludidas e que passam por rigorosos tratamentos tem nos animais uma forma de terem suas dores amenizadas e curadas. A cada ano que passa as pessoas estão adotando um animal como forma de suprir a carência e o vazio de suas vidas, ora deixados pela falta lamentável de uma relação humana que não deu certo,  dissabores, desilusão e deslealdade. Por mais que os animais não compreendam o que são tais valores, as atitudes que eles demonstram com a docilidade que lhes é peculiar e a lealdade para com o seu dono são impressionantes de fato. Por conta disto dentre outros fatores, vêm se tornando cada vez mais costumeiro a adoção de animais e tem se dado de maneira progressiva o crescimento dos "Pets Shoppings", lojas nas quais é comercializado produtos para o trato de animais, sem falar de outros luxos ou mimos, como queiram classificarem que estão disponíveis dentro do seguimento, para os animais. Incrível! Tudo isto é consequência de atitudes inumanas que foram levando muitos a querer ter um amigo animal ao invés de um ser humano amigo. Isto é uma constatação triste porque o que consolida as relações humanas reside na convivência humana e não com animais. Contudo, compreendo que isto seja uma fase e que as pessoas passem a entrar em um processo de evolução. Há anos que defendo aqui, em minha página,  a causa dos animais, como o fiz  em, 14/06/2013 no artigo que escrevi há época, cujo o tema foi: "Maus - Tratos aos Animais", como segue no link a seguir: http://jluciano442.blogspot.com.br/2013/06/maus-tratos-aos-animais.html e em, 09/11/2013, uma outra matéria também muito emblemática que, fiz cujo tema foi: Instituto Royal: "O Temor dos Animais", como segue em link: http://jluciano442.blogspot.com.br/2013/11/instituto-royal-o-temor-dos-animais.html. No entanto, não dá para deixar de manifestar aqui a indignação para com os maus tratos para com os animais que são tão inofensivos e não oferecem mal algum as pessoas. Os animais não podem ser alvo da maldade. Isto é inaceitável. O enrijecimento das leis para com os crimes praticados contra os animais certamente é um dos caminhos para a solução de diversas questões ligadas a tais barbaridades em pauta. 

  Na minha concepção a prática de maus-tratos contra os animais é um absurso sem precedentes. Sem falar que trata-se de um retrocesso absoluto das relações humanas. Digo isto, pois se certas pessoas são indiferentes aos animais, isto só reforça o alto grau de intolerância humana. Isto é inaceitável. Meu lema é: Juntos somos mais fortes. Vamos a luta contra este absurdo e pela evolução das relações humanas. Recebi informação do amigo, o grande jornalista e apresentador da rádio "Top Fm": Eli Santos que,  quem for morador da grande São Paulo, pode ligar gratuitamente para o disque - denúncia: 181. ou acessar o site. http://www.pea.org.br/denunciar.htm. Reflitam e tenham um excelente dia!!!


João Luciano Silva da Costa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário