Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

20 de maio de 2018

Os Vários Aspectos de uma Verdadeira Liderança


   A essência da liderança vai muito além do que traduz a própria palavra em si. Foi refletindo sobre este e outros aspectos que tive a ideia de discorrer acerca deste tema tão importante nos dias atuais. O conceito de liderança é muito propagado em diversos ambientes. No entanto, o que observo é que há um imenso contrassenso entre o que se apregoa e o que se pratica. Ser líder é ter equilíbrio, saber agregar, motivar, conhecer, reconhecer, bem como aplicar os critérios de meritocracia. Ter uma visão de equipe e não uma percepção individual e mesquinha. Ou seja, a arte de se valorizar um indivíduo quando este se sobressai dentro de uma equipe, promovendo a motivação, bem como levando-o para o centro, a fim de que o destaque de sua produtividade o motive ainda mais, bem como a toda a equipe da qual o mesmo faz parte é fundamental. Isto é ser líder de verdade. Este conjunto de fatores faz toda a diferença na produção de resultados e é o que as pequenas, médias e grandes corporações estão a procura. Assistam abaixo, vídeo no qual, falo sobre o assunto em pauta, em meu Canal no Youtube:


                                             

  Não há como falar em liderança sem tocar na palavra chefia. Chefia era uma nomenclatura muito utilizada no passado, porém a palavra se traduz na figura de um indivíduo rígido, inflexível e desagregador, que centralizava em si a maior quantidade de conhecimentos e não passava para cada membro de sua equipe, o espírito de integração, mas sim, a de um ditador, aquele que só sabe dar ordens. Isto desagrega e desmotiva qualquer integrante de uma equipe. Infelizmente a figura de chefe ainda existe, mas com o tempo o absoluto entendimento da importância da liderança chegará. Até porque, a figura de um líder é fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa. Eminentes pensadores como: Bernard Bass, Confúcio, Platão dentre outros, já falavam da importância do exercício da liderança. Platão: filósofo grego, em sua obra, um diálogo, intitulado de: “A república”, dizia: que o regente precisava ser educado com a razão. Platão denota em tal discurso um ideal de um rei filósofo, ou seja, que pensa. Outra questão muito importante é saber liderar. Saber o que é liderança implica conhecer que um dos critérios de avaliação de uma liderança está em conhecer e aplicar um princípio imprescindível, a meritocracia. Todos em uma empresa têm o seu mérito e nada mais do que justo, dar um determinado funcionário o devido espaço. Em diversos contextos de uma administração tenho visto o quanto que a liderança tem ficado em segundo plano. Uma empresa que não sabe cativar e cultivar um excelente profissional promovendo a motivação do mesmo, só tem a perder. Friso, no entanto, que, ser líder é sobretudo, agir com firmeza, mas com leveza, flexibilidade proporcionando um clima agradável entre todos os liderados. Ser líder é agregar valores, motivar, ir junto, ser humilde, e enfim, extrair o melhor de sua equipe. Não raro, tenho visto, que atualmente o que ocorre e isto tem sido uma deficiência. Trata-se de que,  muitos gestores não agem e reagem como líderes, mas seguem o padrão de chefia do passado. Muitos líderes fecham-se em salas e não movem um dedo para que as coisas funcionem. Esperam que seus liderados tragam tudo pronto, não possuem paciência para liderar e instruir. Dão uma ordem e ponto final. Esquecem que um dia precisaram de alguém que lhes ensinassem ou ao menos lhes dessem um direcionamento. São irresolutos em suas decisões o que só demonstra o caráter rígido de sua gestão. Sem falar no pior e que resume tudo isso: “os líderes “, falam uma coisa e não vivem. Isto gera um contrassenso e provoca a desmotivação da equipe. 

  Enfim, agregar valores, motivar, propor ideias e conseguir fazer com que uma equipe funcione de maneira harmônica é uma das notáveis tarefas de um líder. Contudo, o que resumirá e pesará sobre um líder é a responsabilidade de praticar o que fala. Falar é importante, mas agir é fundamental, estimulante. Ser exemplo é um dos maiores desafios de um líder, pois um falar sem práticas gera contradição. Em uma liderança, a flexibilidade e o cumprimento das palavras são imprescindíveis. Reflitam e tenham um excelente dia!!!



João Luciano Silva da Costa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário