Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

13 de maio de 2018

O Dia das Mães e uma Reflexão sobre a Vida


 
  Na foto, eu e minha saudosa mãe-avó: “Brasilina Maria de Jesus Costa”. Um ser humano de um valor incomensurável. Mulher distinta por quem tive e tenho grande amor. Minhas homenagens póstumas a ela e a quem quer que seja notabilizam-se pelo valor que procuro dar em vida. Eu e minha mãe-avó, erámos um pelo outro, já que sou filho único, meu saudoso pai também era filho único. No segundo parágrafo terá um link no qual vocês poderão conhecer melhor a minha história. Isto posto, o que falar para de algum modo conseguir exprimir a importância de uma mãe? Um desafio, pois nenhuma palavra é capaz de descrever com o devido valor a grandeza da figura materna. Mulheres que são mães, cuidam da família, cuidam do lar, trabalham e zelam pelo bem-estar de todos, dentre diversas outras atividades. Penso que, só o ato da concepção da vida é algo extraordinário e indescritível em si. Por estas e outras que neste dia tão especial irei discorrer um pouco sobre uma parte de minha história de vida.

  Tive na minha saudosa mãe-avó, um dos maiores e melhores exemplos de vida. Mulher de refinado caráter e que criou-me com imenso esmero. Neste mês, exatamente no dia, 29 de maio, estará completando 13 anos de sua partida. Ela foi pedra angular na minha vida. Era um ser humano rígido por conta da difícil criação que teve, mas procurava dar-me o melhor e o fez. Sempre me dizia: Não lhe deixarei bens materiais, mas certamente deixarei a você a maior das riquezas, a educação e o direcionamento de vida para que consiga driblar cada obstáculo que apareça em seu caminho. Assim foi.  Em, 12 de maio de 2013 escrevi e publiquei um artigo cujo qual, falo da importância de minha mãe-avó e conto um pouco mais sobre a minha história de vida, como segue no link a seguir: http://jluciano442.blogspot.com.br/2013/05/dia-das-maes_12.html. Contudo, ao falar de minha saudosa mãe-avó e das lições da minha própria vida e o que obtive com cada ensinamento que a vida deu-me e vem dando-me é algo basilar e se resume no entendimento de que tudo nesta vida é passageiro, que devemos estar e dar valor a cada momento que temos e com os que estão a nossa volta. Aliás, Shakespeare, grande poeta inglês, falava: “O tempo passa e não volta”. Muitos deixam de viver bem os melhores momentos de suas vidas e de estar com as pessoas que dizem amar. Esquecem que tudo passa. Digo isto, com propriedade, porém positiva porque durante toda a vida de minha mãe-avó estive ao seu lado e no fim de seu ciclo de vida mais do que nunca. Sei o quanto é bom saber que em vida estive ao lado de quem colaborou para a construção do que sou hoje. Ter gratidão é algo fundamental e basilar em qualquer relação interpessoal. Vejo como algo lamentável a maneira como milhões de pessoas levam a vida. A maratona em busca por dinheiro, bens materiais e fama tirou das pessoas a essência da vida, o sentido da existência de cada um. Hoje as pessoas mal se olham e se comunicam e isto é um retrocesso assustador. A comunicação atualmente se dá quase que absolutamente por meio das redes sociais. As pessoas estão cada vez mais, distanciadas. Caros leitores, não tenho nada contra ter foco em conseguir melhor trabalho, bens materiais e muitos menos contra as redes sociais. Sou contra quando tais coisas passam a assumir o primeiro lugar na vida das pessoas. Quando o dinheiro, bens materiais e fama passam a ser mais importantes do que cada instante de vida, quando as redes sociais passam a assumir o diálogo olho no olho no absoluto dentro das relações humanas. As inovações tecnológicas não surgem ou pelo menos não deveriam para segregar ou afastar as pessoas umas das outras, mas sim para agregar tanto no aspecto relacional quanto no intelectual proporcionando a facilitação do acesso ao conhecimento. Quantas mães estão em asilo e, portanto, ignorados pelos seus. Que a partir desta perspectiva todos possam estar mais com seus familiares, amigos e com todos a sua volta, no sentido pleno da palavra, pois quando tudo passar e passará talvez muitos não tenham mais tempo para dizer: Um eu te amo aquele que só queria a sua presença e atenção. Reflitam!

  Enfim, a meu ver, o dia das mães, são todos os dias e não apenas um dia do ano como se propaga o sistema capitalista com a finalidade de promover o consumo desenfreado e o materialismo, mais do que o afeto característico da data. Feliz dias das mães a todas as mamães do mundo e excelente dia a todos!!!


João Luciano Silva da Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário