Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

24 de maio de 2018

A Greve dos Caminhoneiros e Uma Análise do Contexto Atual

  
   O Brasil passa por situações cada vez mais complexas e nestes últimos dias não está sendo diferente, haja vista que, caminhoneiros resolveram entrar em greve em vários estados. Não cabe aqui, o julgamento do mérito de tal atitude, sem antes, refletir sobre a realidade do país, o que os levaram a tomarem tal atitude, as impunidades que temos visto, os contrassensos da política econômica, em especial ao que diz respeito aos impostos, a lei trabalhista que não mais beneficia o trabalhador como outrora, dentre diversos outros aspectos. Os impostos praticados, seja sobre os combustíveis e sobre tudo que compramos de um modo geral chegou ao mais absoluto absurdo. Trata-se de algo surreal. Daí a importância de discorrer sobre qualquer questão ligada a impostos neste país. Foto de: Kelly Veronez / RBS TV e retida do Portal G1 da Rede Globo.

  O governo perdeu o senso ou quer mais do que nunca retirar do cidadão a última gota de sangue que lhe resta. Ou seja, depois de tanta roubalheira praticada, o governo entende que fazendo uma sobreposição de impostos resolverá o rombo deixado por governos que dilapidaram o erário público, o dinheiro da nação. Porque é uma temeridade, uma verdadeira barbaridade se propor aumentos abusivos com a realidade de vida do cidadão que em grande parte, já nem sabe por onde começar para adequar-se à realidade diante do cenário atual. Penso que, é algo inquestionável todo o prejuízo que estas ações de protestos estão e irão provocar ao país, mas não tenho como deixar de avaliar que trata-se de dois pesos e duas medidas. O povo está cansado de só se mobilizar e gritar por socorro ante as mazelas sociais. Uma vez que, o governo não faz coisa alguma é preciso que haja uma manifestação concreta, que de certo modo leve o governo a refletir, repensar e adotar outras medidas que atraia investidores para o Brasil e que a partir daí consiga-se abrir mercado novamente. A grande verdade é que o investidor tem receio de investir no Brasil. Os governos anteriores, sem generalizar, por meio da corrupção levaram o país a mais absoluta desmoralização e refazer a imagem no exterior não é e nem será algo que ocorrerá da noite para o dia. Contudo, o diálogo e uma política emergencial precisam ser praticados no país e junto a outros países. O que não pode é ser feito o que temos visto, pois, o governo quer solucionar os problemas do país tirando o pouco ou quase nada que o pobre ainda tem, sem falar da imensa população de desempregados que não sabem sequer o que fazer diante das incertezas do contexto socioeconômico e político do país. Sei e todos, nós, sabemos das consequências desta mobilização, como a falta do abastecimento de postos de combustíveis, dentre outros como por exemplo, a falta de reposição de alguns itens de consumo, nos mercados de todo o país. Entretanto, algo precisa ser feito. Não estou e nem advogarei a favor de um caos, mas sim a favor de que os governantes revejam suas posturas.

  O povo, assim como em outros países, está reagindo e isto nada mais é do que um reflexo de toda a bandalheira que fizeram. Sem falar do asco, nojo que há em ver a cara de tantos canalhas que ainda estão nas casas legislativas roubando o resto que sobrou do país. Termino o meu artigo, com uma conhecida frase: “Brasil mostre a sua cara”.  Ótimo dia e excelente reflexão a todos!


João Luciano Silva da Costa 



Nenhum comentário:

Postar um comentário