Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

24 de dezembro de 2017

A essência do Espírito Natalino e os dias atuais

  
  Espero que a árvore de Natal, os enfeites, os presentes e a ceia não sejam os referenciais de amor e, sobretudo que, não apaguem o mais importante que é a chama da verdadeira essência  natalina que está no nascimento de Jesus Cristo. Ao longo dos anos nota-se com tristeza, o esfriamento de muitos com relação ao Natal. Seja pelas atitudes que outrora eram marcadas pela fraternidade e pelo caloroso carinho que uns demonstravam para com os outros e até mesmo campanhas como o: "Fome Zero", uma idealização do saudoso sociólogo: Herbet de Souza, mas conhecido como: Betinho. Antes, era um hábito todos se cumprimentarem  antes das festividades de fim de ano e o que se observa nos tempos atuais é uma terrível apatia entre as pessoas. Sem falar no consumismo exacerbado, ou seja, exagerado que predomina e dita às regras do que era para seguir o rito mais que natural que é o do reconhecimento e a celebração ao nascimento de Jesus Cristo, independente de religião. Sempre desvinculo a figura de Deus, da religião porque eu estaria abraçando uma bandeira e aqui é um espaço democrático, no qual utilizo para  discutir e promover a evolução das relações humanas, a pacificação mundial, integração entre os povos e o amor ao próximo dentre outros temas. 

   A grande questão é que falar de valores, enaltecer o sagrado, ter como primazia uma oração, seja ela dentro de qualquer vertente religiosa e falar da instituição família, dentre inúmeras outras questões tornou-se algo utópico e até motivo de ironia para alguns que são norteados pela mais absoluta ignorância, ainda que, democraticamente cada um tenha o direito de agir e reagir da maneira que lhe convier. Com o passar dos anos tenho percebido o esfriamento das comemorações natalinas, o enfraquecimento das relações humanas e a ausência de socialização. Muitos estão cada vez mais, enclausurados dentro de si mesmos e com isto não há espaço para o diálogo físico, o tradicional, olho no olho, mas só o virtual através das redes sociais como o facebook e whatsapp. Algo frio e que tem tornado as pessoas introspectivas e voltadas para uma imersão muito pobre de conteúdo e repleta de futilidades que em nada colabora para a evolução do processo de socialização. Há anos escrevo sobre tantos temas sociais e diversos outros assuntos e a sensação que se tem é que por mais que façamos ainda é insipiente, ou seja, pequeno, pouco o que oferecemos em matéria de pesquisas e estudos acerca da questão, pois percebo um retrocesso nas relações humanas que me causa espanto. Fico a refletir como serão as relações humanas se algo de concreto não for feito no campo da consciência, pois se as pessoas não obtiverem consciência sobre a vida e do reflexo de seus atos nunca se logrará êxito, sucesso nesta questão que para mim é fundamental porque uma humanidade que não comunica solidariedade, amor e empatia não tem como progredir. Lutemos para que o amor verdadeiro renasça. Felizmente ainda existem pessoas que falam do amor e na prática observamos que praticam o que falam. Observo o comportamental das pessoas e vejo o quanto as mesmas, sem generalizar, são frias e sem amor. São ressentidas, amarguradas, desalentadas, desesperançadas, em alguns casos há um misto de tudo isto com a arrogância descomunal o que caminha na contramão de tudo que dita o amor e o diálogo. Que neste dia e sempre, todos possam deixar os ressentimentos de lado, a apatia, o desamor e ser mais humanos e humildes, pois nada levamos desta vida! Somos seres em processo de construção e com uma passagem curta por este mundo. Que nossa passagem seja marcada pelo amor e por um legado do bem ao próximo. 

  Gratidão a todos os milhares de leitores que visitaram, visitam e acompanham a minha página no Brasil e no mundo!!! Que nesta noite de Natal a reflexão seja a palavra chave, que o amor fale mais alto e, sobretudo que, o mais importante que é o nascimento de Jesus Cristo, seja enaltecido, celebrado. Muita saúde, paz, felicidades e realizações a todos!!! Feliz Natal e um ano de 2018 repleto de paz, realizações e de amor para todos!!!



João Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário