Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

12 de outubro de 2017

Crianças do amanhã


  Penso que, o futuro da humanidade se dá através do que semeamos no presente, ou seja, no dia de hoje. Não consigo imaginar um mundo melhor, sem que, as crianças não sejam preparadas para serem grandes educadores, idealizadores, pacificadores e criadores de uma política que efetivamente beneficie a todos e não parte. Infelizmente, enquanto houver crianças sendo criadas de modo alheio a tudo que se encontra a sua volta e, portanto, sem consciência, nada mudará. Vivemos infelizmente dentro de um sistema repleto de deficiências. Sistema este que, manipula e retira do cidadão o sonho de uma vida digna. Este sistema na minha concepção precisa ser banido. A pureza existente no olhar de um criança é algo lindo e indescritível. A família unida e feliz é uma instituição incrível e sagrada. Que todos possam refletir acerca da pureza e fazer uma revista de suas vidas, pois desta feita certamente muitos voltaram a memoráveis momentos simples, mas ricos de felicidade. Enquanto as crianças carecem de carinho, união entre os pais, bem como de bons exemplos a seguir, por outro lado temos, nós adultos, que necessitamos aprendermos com as crianças e, sobretudo com Deus, o quanto a vida é simples de ser vivida. Valores imprescindíveis ao bom curso da vida.

 Quando escrevo um artigo oriento-me a partir dos meus conhecimentos acadêmicos, de minhas experiências de vida, que não são poucas e, sobretudo com Deus. Ao fazer uma imersão nas raízes dos problemas que geram todas as mazelas fico indignado que coisas tão complexas tenham se originado de questões tão simples e que se fossem observadas por todos os pais e mães, não teriam gerado o grande problema que se tornaram com o tempo. Vamos por partes: por um lado temos um seguimento de pais que negligenciam na criação de seus filhos, como por exemplo: não cobram deles a feitura dos deveres de casa, atitudes comportamentais básicas de educação para com o próximo como: um com licença, por favor, muito obrigado, desculpa e respeito aos mais idosos, aos professores etc. Sem falar que existem os pais que não buscam ter minimamente o conhecimento necessário para norteá-los. Entendam caros pais e mães que ninguém sabe tudo e, muito menos a ser pai e mãe. Todos têm o dever de procurar entender. Ainda não sou pai, mas sou filho e fui educado por minha saudosa avó que foi minha mãe. Por outro lado temos um sistema educacional absolutamente deficitário. Escolas sucateadas, professores ganhando mal e ainda por cima, são em alguns casos vítimas de violências praticadas por partes de alunos que por não terem limites estabelecidos em suas casas através de seus pais agem e reagem sem limites fora de casa o que entra neste caso na dificuldade em lidar com contrariedades já que muitos pais dão tudo, fazem tudo e tais mimos só fazem estragar a criança que cresce sem saber a dificuldade que é para se obter as coisas. Com o passar do tempo tornam-se adultos intolerantes, irritadiços e violentos o que faz em muitos casos com que os mesmo caminhem para o mundo do crime. A partir desta perspectiva fica claro o porque de muitas coisas e um maior aprofundamento de alguns detalhes deixaria tudo ainda mais escancarado. Não adianta por culpa no governo, que todos votem e saibam cobrar, não adianta por culpa nas adversidades, pois problemas vêm para todos. O que vale é reconhecer os problemas enxergar onde estão os erros e lutar para saná-los. Quando nos colocamos como os responsáveis tornamo-nos autores de nossas histórias e não meros coadjuvantes que procuram desculpas para tudo.  
  
   Enfim, as sementes a serem plantadas e germinadas que produzirão bons resultados e, portanto a "criança do amanhã", é semeada no hoje, por meio de bons exemplos praticados pelos pais, de políticas públicas que fomentem a cultura da leitura, incentivo ao sistema educacional, a começar pelo reconhecimento do professor com salários dignos e estrutura. Que no dia de hoje, as crianças possam verdadeiramente ser crianças e não escravizadas, abandonadas por pais irresponsáveis e imaturos. Que todos nós, enquanto adultos, não deixemos a chama da eterna criança que existe dentro de cada um de nós, se apagar. Feliz dia das crianças a todas as crianças do Brasil e do mundo!!!



João Luciano Silva da Costa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário