Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

27 de agosto de 2017

O dia do Psicólogo e a Importância do seu Papel Social



 Nesta data tão importante que celebra o dia do psicólogo eu não poderia deixar de falar um pouco sobre algumas questões que pairam na órbita das relações humanas. No cotidiano a vida nos faz entender e a história nos ensina que através do convívio diário, não é nada fácil lidar com a diversidade de pensamento. Contudo, percebo que conviver com as diferenças é uma tarefa enriquecedora que só faz aprimorar ainda mais o ser humano. A meu ver, é muito pouco delimitar tal temática a um mero discurso acadêmico, pois a mente humana é algo extremamente complexo e em contrapartida muito enriquecedor sob todos os aspectos. Por estas e outras questões que reputo como fundamental adentrar a esta seara de conhecimento deixando clara a importância do psicólogo. No caso das relações humanas trata-se de um desafio constante e árduo para tal profissional driblar cada questão, pois por mais que se esmiúce cada detalhe referente a mente humana ainda assim encontraremos desafios. O convívio é difícil porque apesar de a arte de viver ser algo tão simples o próprio ser humano complica e daí torna-se cada vez mais distante o que era para ser do alcance de todos que é uma vida plena. A vida plena é algo tangível e está ao alcance de todos. Nesta hora entra em cena o psicólogo que com maestria trabalha os bloqueios e a acompanhar o paciente em todo o seu processo de reabilitação psicológica e social.

 Um trabalho fantástico e emocionante.  Na minha concepção, o trato é fácil. O mal do século é que muitas pessoas não têm conseguido ser felizes consigo mesmas e ao passo disto, não conseguem viver bem com o seu próximo. A ausência de um bom convívio com consigo mesmo e consequentemente dentro do contexto social é nefasto e traz consequências graves no processo relacional, seja na vida pessoal ou profissional. Mas sobretudo, as pessoas precisam buscar o bem estar, em Deus, independente de religião, pois a fé é algo sem igual. Não defendo aqui que viver só em alguns momentos seja ruim, nem muito menos que seja a melhor forma de se viver. Amo ficar em alguns momentos só e fazer uma imersão para dentro de mim mesmo, pois isto nos permite o encontro com o nosso eu, com o que somos de fato. Contudo,  sabemos o quanto é fundamental o convívio social e quando vejo que as pessoas, seja por conta dos aplicativos whatsapp, facebook ou pelo crescimento progressivo da violência acabam se isolando realmente é algo triste. O psicólogo tem papel elementar em trabalhar a eliminação de bloqueios através da psicoterapia. Nos casos mais graves indica-se o acompanhamento psiquiátrico. A vida é algo precioso e que passa tão rápido. Por esta e outras razões que a mesma precisa ser aproveitada de modo intenso e pleno. Como estudioso, teço tais palavras com a finalidade de aclarar que pela falta de entendimento sobre coisas tão ínfimas, contínuos dissabores e ressentimentos são semeados e vivenciados ao longo da vida. O perigo mora quando os problemas são sedimentados, ou seja, solidificados. Tornam-se como pedras, quase que inquebrantáveis. Muitos nutrem em seus corações e fazem a manutenção constante de sentimentos e traumas que a olhos vistos, são intransponíveis, mas penso que, Deus, independente de religião está no controle de tudo e que nada pode e é mais forte que o amor verdadeiro. Nada pode contra um amor genuíno, a menos que ele não exista. Apenas tento de uma forma singela tornar perceptível o quanto é elementar que cultivemos e lutemos todos os dias pela manutenção do amor ao nosso próximo. Falo do amor fraternal e do amor em todos os contextos das relações sociais. Trata-se de um sentimento tão lindo que precisa ser falado, mas, sobretudo praticado. Parabenizo os psicólogos que trabalham arduamente em prol da evolução humana e vivem o amor ao próximo.

  Conclusão, assim é a vida, um aprendizado constante onde o amor ao próximo precisa ser regado, vivenciado por todos e não por apenas alguns. Lamentável que, no atual contexto, ainda vivamos em um mundo marcado por tanto desamor.  Feliz dia do Psicólogo a todos os profissionais da área!!! Reflitam e tenham um excelente dia!!!



João Luciano Silva da Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário