Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

1 de maio de 2017

O dia do trabalhador e os desafios no Brasil


 
  Dia nobre. A importância desta data dispensa comentários. Contudo, atualmente é muito difícil olhar para o Brasil especificamente e falar sobre o dia do trabalhador, haja vista, os milhões e milhões de desempregados que para sobreviverem são subjugados a trabalhos subumanos, pois a escassez de trabalho formal, com carteira assinada tem imperado e o elevado grau de miserabilidade crescido ainda mais. Sem falar em diversos outros aspectos, tais como corrupção etc. O Brasil é um país de proporções continentais e de riquezas naturais que contradizem o triste quadro de desolação socioeconômica no qual se encontra. Assistam por gentileza, ao vídeo abaixo:



  Revolta-me tratar de uma temática antiga e que a cada ano enseja um debate que ao invés de demonstrar boas perspectivas, revela-nos um preocupante quadro de caos e desordem o que lamentavelmente não se coaduna com os dizeres " Ordem e Progresso", que fazem parte da bandeira brasileira, como segue em tela.  As questões econômicas e sociais que se tornaram crônicas, por conta da absurda corrupção praticada por um seguimento de políticos que dilapidaram o patrimônio público da maneira mais podre que se pode imaginar. Roubos através de ações obscuras. Algo repugnante e inaceitável. Nada disso era pra existir se as leis fossem aplicadas como se deve e, sobretudo se nas leis não houvesse tantas brechas, ou seja, caminhos para que os advogados consigam inocentar ou mesmo fazerem “manobras tidas como legais”, para obterem a liberdade de políticos corruptos. O que conclamo aqui é que as leis sejam revistas e reformuladas a fim de que todos sejam tratados de maneira igual como bem prevê o princípio da isonomia estabelecido no artigo 5° da Constituição Federal em que todos, sem qualquer distinção deve ser julgado de acordo com o princípio do contraditório e da ampla defesa conforme bem estabelece o artigo 5° inciso LV da Constituição Federal

  Com base nestas perspectivas cabe a cada um de nós, cidadãos brasileiros, analisar com a devida parcimônia e agir através de atitudes efetivas mobilizando-se de forma pacífica a fim de que haja a reivindicação de direitos que são essenciais, pois todo ser humano precisa de trabalho, mas necessita também de um sistema de saúde digno, assim como educação e segurança. Desejo a todos um feliz dia do trabalhador!!!


João Luciano Silva da Costa. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário