Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

5 de fevereiro de 2015

O Meio Ambiente e a Escassez dos Recursos Naturais

  

 Ao longo da história, o ser humano desprezou a hipótese de que os recursos naturais são finitos, ou seja, de que não são eternos. Todavia, com isso o mesmo passou a tratar o meio ambiente e seus reais habitantes, os animais de maneira vil e cruel. Tudo em nome de uma ambição desmedida e descabida, pois quem faz parte do crime ambiental fazendo o desmatamento das florestas, bem como os predadores de animais, que com seus atos, põem diversas espécies em extinção, sem no entanto, se aperceberem de que estão praticando um mal a si mesmos. Sim. Quando se pratica algo de ruim a natureza, aos animais, bem como a quem quer que seja, está se cavando um buraco no qual os maiores prejudicados são os próprios praticantes de tal ato. Muitos talvez, hão de dizer: Mas trata-se de algo tão óbvio. De fato, é realmente óbvio saber que para cada ação que se pratica há de imediato, médio ou a  longo prazo uma reação, contudo,  na hora de praticar um crime ou qualquer tipo de mal, nem todos pensam acerca disso. É adentrando ao campo da obviedade que muitas vezes fica claro o quanto é importante a reflexão ,e mais ainda, quando se vê que infelizmente, coisas tão simples e óbvias benéficas ao curso da vida, não fazem mais parte das ações de muitos.

 Atualmente contamos com um quadro lamentável de devastação das florestas, erosão do solo, escassez dos recursos hídricos, ou seja, de água, bem como de inúmeros agravamentos decorrentes de tal questão. Uma coisa intrigante é que os governantes, sem generalizar, nunca primaram pela educação e conscientização da sociedade, mas pela conveniência do momento fazem o discurso da preservação da água. Penso, o quanto teria sido diferente a realidade presente, se medidas hora propostas tivessem sido feitas desde os primórdios da civilização. O problema é que as atitudes só surgem depois que os problemas se agigantam de tal modo que tenhamos só tempo para esperar um milagre. As informações sobre o consumo consciente da água só irão ter efeito a médio e longo prazo, pois o estrago provocado pelo homem é gigantesco. A água já está em processo de extinção. Trata-se de um fato muito grave. Fato este que, já está ocorrendo em vários reservatórios brasileiros e que certamente incidirá de maneira ainda mais severa sobre toda a humanidade, o que subjugará  todos a uma má qualidade de vida, se não bastasse a que muitos já vivenciam. Outra questão é á emissão de gazes de efeito estufa que a rigor, cooperam para a destruição de nossa camada de ozônio. Camada esta responsável por proteger-nos contra os raios ultravioletas, altamente nocivos à nossa saúde. Sem, contudo, deixar de citar o agravante do aquecimento global que tem aumentado cada vez mais. Digo isto, pois não adianta que nos fixemos tão somente em movimentos sustentáveis, quando no dia a dia, nossos animais, flora e planeta são bombardeados continuamente por atitudes insanas, promovidas por um sistema capitalista totalmente descompromissado com o bem estar da civilização. Um sistema voltado para captação exacerbada de recursos financeiros. Até que ponto vai a ambição desse seguimento desprovido de amor próprio, pois só consigo enxergar dessa forma um seguimento de líderes políticos que em seus acordos põem a vida de bilhões de pessoas em risco por conta de um papel chamado dinheiro. Nada contra ao fato de se ter dinheiro ou contra o dinheiro propriamente dito. Muito pelo contrário, pois o mesmo promove desenvolvimento quando não é fruto de meios escusos, ou seja, por corrupção, roubo ou pela destruição da natureza e extinção das várias espécies de animais.

  Enfim, nosso planeta está sofrendo mudanças trágicas que, infelizmente podem se agravar ainda mais, caso algo de concreto não seja feito. Eu gostaria de tratar de temas mais amenos aqui, entretanto por diversas vezes sou levado a por em debate assuntos tristes, mas de extrema relevância para a humanidade, pois tem que existir alguém que tenha coragem para detalhar os erros e sinalizar algum caminho, pois do jeito que as coisas estão não dá. Sei que posso não ter o apoio de todos, mas prosseguirei incansavelmente nesta luta. Quando trago a baila temas dessa magnitude, quero fazer com que todos reflitam e se posicionem, pois piamente que ninguém quer para si, sua família e vizinhos algo tão danoso e sofrível. O que está em pauta aqui, é o futuro da geração atual e das que estão por vir. Aproveito para pedir a todos do Brasil e do mundo que comentem! Deem suas opiniões, seja de concordância ou não. Meu blog é um espaço amplamente democrático para a discussão harmônica e ponderada de todos os assuntos. Tenham um excelente dia!!!





João Luciano Silva da Costa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário