Idiomas

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

19 de janeiro de 2015

Imprudência e Intolerância no Trânsito


  Acidentes provocados pelo consumo de bebida alcoólica e brigas no trânsito, são bem frequentes no Brasil, muitos deles, inclusive em decorrência de épocas festivas, feriados ou férias. Épocas geralmente de descontração. Nada contra a quem bebe ou em relação a bebida propriamente dita, mas trago a baila a importância que deve ser dada sobre a atenção e moderação a fim de que, não hajam tantas tragédias e truculências. A meu ver, o caminho a ser demarcado para solução do exposto, começa indiscutivelmente pelo aumento das propagandas de cunho conscientizador e do enrijecimento do Código Brasileiro de Trânsito, instituído pela lei: 9503, em, 23 de setembro de 1997.  É importante frisar que,  embora o referido código esteja mais rígido, os desrespeitos e negligências no trânsito continuam. Entretanto, se não bastasse, ainda temos o triste dilema das brigas, seja pela lentidão causada pelos congestionamentos, seja por uma impetuosa ultrapassagem ou mesmo um insulto verbal. Um quadro de total desrespeito e intolerância. Assistam, por gentileza, abaixo ao vídeo veiculado pelo programa "Conexão Repórter" do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), apresentado, pelo jornalista, Roberto Cabrini:




   O estresse dentre outros, são fatores consideráveis, tendo em vista a realidade de vida agitada do cotidiano, de todos nós, face ao mundo globalizado no qual estamos inseridos, porém nada justifica atitudes violentas. A intolerância, assim como a imprudência no trânsito por embriaguez  tornam as relações sociais impraticáveis. Lamentavelmente vivemos em um mundo onde muitos agem e reagem influenciados pelo calor das emoções e com o aditivo alcoólico.  De um modo geral, a conjugação de intolerância e o consumo excessivo de qualquer bebida alcoólica denota descontrole e fecha todas os ângulos da possibilidade de raciocínio. Enfim, cabe a cada um de, nós cidadãos,  a escolha de como queremos vivermos e a partir daí começo das transformações pertinentes. Campanhas são feitas, propagandas são veiculadas e leis são alteradas, mas o mais importante está na co-participação de toda a civilização. Com base em tudo que discorri, conclamo todos a uma análise sobre a importância e manutenção da vida.

 A prudência e a tolerância no trânsito revelam sabedoria e a capacidade de tolerância diante das adversidades inerentes aos congestionamentos habituais, haja vista, o aumento significativo de pessoas que possuem carro. Portanto, uma das palavras chaves é atenção, pois  um veículo pode transformar-se em uma verdadeira arma, inclusive, em épocas festivas onde o grau de embriaguez tende a ser bem elevado. Aproveito a oportunidade, para convidá-los á curtirem minha fanpage e depois tornarem-se membros oficiais do meu blog, coisa que podem fazer através de uma rápida inscrição no link abaixo da fanpage, no lado direito da tela. Indo até o link em azul, com os dizeres: PARTICIPAR DESTE SITE. Contudo, peço também que todos participem com seus comentários de concordância ou não para com os artigos que publico, haja vista que, criei este canal com amplo espaço democrático. Reflitam e tenham um excelente dia!!!




João Luciano Silva da Costa.