Idiomas

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

24 de outubro de 2014

Câncer de Mama em Foco

 

  Em razão do aumento da quantidade de mulheres com câncer de mama e a falta de informação, foi criada a campanha: “Outubro Rosa”. O referido projeto surgiu em, 1990 na corrida pela cura, realizada em Nova York. Desde então, este movimento de conscientização é feito todos os anos, durante o ano inteiro. No entanto, a campanha ganha mais visibilidade no mês de Outubro.  Somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, ambas cidades dos Estados Unidos, começaram a promoverem atividades voltadas para o diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo outubro como o mês de destaque para a campanha. O laço de cor rosa é o símbolo do movimento. Atualmente o referido projeto conta com a participação voluntária de inúmeras pessoas, dentre as quais celebridades do mundo artístico. Este projeto promove a conscientização de todas as mulheres sobre a importância da prevenção sobre o câncer de mama. É fundamental a ida regular ao médico, bem como de se fazer o autoexame. Trata-se de um projeto de utilidade publica. Observação: É mais raro, contudo, os homens também podem serem acometidos do câncer de mama.

  Trata-se de um projeto belíssimo, cujo o qual, eu jamais poderia deixar de manifestar o meu apoio.  Considero movimentos como estes, elementares para a conscientização e erradicação deste fantasma que perturba a vida de milhares de mulheres que vivenciam a dor da baixa autoestima, por conta dos fortes tratamentos, assim como em muitos casos da perda da mama. Contudo, via de regra, volto a frisar que,  a prevenção é a palavra chave para se evitar o surgimento ou agravamento de qualquer problema de saúde. Com base nisto, informe-se, vá ao médico com regularidade, aprenda a fazer o autoexame e com isso, viva mais e melhor. Deixo aqui os meus parabéns aos organizadores da campanha, assim como a todos que participam ativamente e de maneira voluntária. Isto demonstra a nobreza e a essência da palavra solidariedade. Gesto lindo.

 A todas as mulheres do Brasil e do mundo, fica o meu apelo de que nunca deixem de seguirem as recomendações médicas, pois isto faz toda a diferença. Quanto as que não tiveram a mesma oportunidade de terem uma campanha de tal relevância como a que está em pauta, para se orientarem, e tiveram porventura, que retirarem a mama, não desanimem.  Não se deixem levar  pela depressão e o desespero. Levantem-se  e driblem cada um dos obstáculos que aparecerem pela frente.  Acreditem. Vocês são capazes, pois sempre nos momentos adversos Deus, independente de religião está olhando por todos nós. Prevenção é a palavra chave, portanto, cuidem-se e façam a diferênça!!! Reflitam e tenham um excelente dia. 




João Luciano Silva da Costa.