Idiomas

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

9 de julho de 2014

A diferença entre Humildade e Simplicidade


 Proponho aqui, uma pertinente reflexão sobre a diferença existente entre o sentido das palavras humildade e simplicidade. Embora muitos pensem que simplicidade e humildade sejam sinônimos, uma coisa não tem nada a ver com a outra. O entendimento correto do sentido dos fatos  e como eles se dão é fundamental para o progresso das relações sociais e a consequente evolução da humanidade.  Para isto precisamos considerarmos logicamente, a magnitude da diversidade de conceitos que cada um tem sobre os fatos, e sobretudo, que a nossa humanidade é constituída de muitas pessoas que têm uma dificuldade considerável, de se autocompreenderem, e portanto, de entenderem o seu próximo, o que consequentemente gera uma falta de compreensão de  todo o contexto a sua volta. Contudo, este obstáculo pode ser vencido, basta que todos ampliem o ângulo de percepção.

 Ao falar de humildade, adentro ao campo da singeleza de pensamento, que não está ligada a forma imponente como um indivíduo se porta ou muito menos a riqueza de sua vestimenta, mas sim ao fato de como este é receptivo as idéias que muitas vezes não condizem com a sua maneira de pensar ou enxergar a vida, mas que possuem o poder de transformarem suas vidas.  Sabe, caros leitores, trata-se de um impacto comum, ouvirmos o que não queremos, mas muitas vezes o que não aceitamos ouvir é exatamente o  que necessitamos para que nossa vida dê uma guinada positiva. Outro aspecto a ser considerado no que refere-se a humildade é o de seguir conselhos plausíveis, o que é contundente e se dá através da humildade de entender que nem sempre o que pensamos é o certo. Quanto a simplicidade o que fica claro é que ela é apenas a maneira como uma pessoa se veste ou vê a vida. Milhares ligam a humildade a isso, quando na verdade a humildade está presente na maneira como um ser humano age e reage em relação ao seu próximo, ou seja, se dá nos pensamentos e se materializa nas atitudes. Em linhas gerais, podemos dizer que uma pessoa pode estar impecavelmente vestida e no entanto ser arrogante e inflexível, ao passo que, uma pessoa de vestimenta mais simples pode ser afável e altamente receptiva. Trata-se de uma fato relativo. Reflitam.

 A grande questão é que vivemos em uma sociedade que prega a paz, mas que sequer compreende que para que a mesma se instale é necessário que tenhamos a mente e o coração abertos para compreendermos a realidade da vida  e a partir daí o bom senso na pratica do dia a dia. Isto faz toda a diferença. Por exemplo:  compreensão, receptividade, colocar-se no lugar do outro, participar de campanhas solidárias e o entendimento de que a vida nada mais é do que uma mera passagem, são pressupostos fundamentais para a consolidação da humildade. O mundo seria repleto de paz se as pessoas como na imagem em tela, vivessem a plenitude da união a despeito de suas diversidades. Tudo que discorri até aqui, pode para muitos parecer utopia, e até mesmo surreal diante da realidade presente, mas se pusermos em prática a humildade aliada a simplicidade as transformações se tornam realidade. Tenham um ótimo dia.


João Costa.