Idiomas

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

21 de março de 2014

Dia Internacional da Síndrome de Down


Jamais eu deixaria de destacar, nesta data tão especial, dia, 21 de março de 2014, a importância de crianças, adolescentes e adultos que são portadores da Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 que é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente. O nome é em homenagem a Jhon Langdon Down: médico britânico, que conseguiu descrever a referida síndrome em, 1862. As dificuldades de habilidade cognitiva e do desenvolvimento físico, bem como a aparência facial, são as marcas registradas destas pessoas que são tão especiais e necessitam do carinho de toda a humanidade.

 Está data destaca com a devida relevância, e de maneira ampla a necessidade de que façamos uma reflexão bem aprofundada sobre o respeito e tratamento igual a que todos eles devem terem, pois são constantemente, vítimas de descaso e preconceito, por parte de muitos dentro do contexto das relações sociais que se dão dentro das escolas, em locais de lazer e por incrível que pareça em casa por alguns pais, que de maneira repugnante os tratam como se fossem verdadeiros obstáculos. Alguns pais chegam a escondê-los da sociedade por vergonha. Penso que, estes deveriam terem vergonha de si próprios, pela ignorância e desamor que lhes empregnam a alma. Trata-se de um absurdo cujo o qual eu abomino absolutamente. Fala-se muito de igualdade, porém na pratica isto não se manifesta de maneira concreta. O respeito não se faz presente e a falta de espírito humanístico ganha cada vez mais espaço dentro da humanidade. O mundo passa por avanços consideráveis em diversas áreas, seja a tecnológica, medicina e etc, mas a evolução humana não se dá de maneira substâncial.

 Vivemos em um mundo repleto de diversidades e somente teremos paz e evolução humana quando todos conseguirem respeitarem estas diferênças, até porque somos seres imperfeitos e como tais temos o dever de respeitarmos o nosso próximo. Levanta-se muito a bandeira da paz, por um mundo melhor, contudo, no dia a dia muitos não vivenciam o que falam o que deixa bem clara a hipocrisia. Os portadores de síndrome de Down, são carinhosos, possuem capacidade se tratados para desenvolverem atividades intelectuais e esboçam sempre o sorriso lindo, como bem ilustra a figura em tela, o que lhes é peculiar. Faça diferente: respeite as diferênças. Espero poder contar, com muitos comentários, pois não adianta que todos vejam as matérias e não divulguem e comentem. Precisamos fazermos do diálogo um caminho para a conciliação, e do comentário e mobilização um meio para que as coisas de fato tomem um novo rumo. Agradeço a todos. Reflitam e tenham um ótimo dia.


João Costa.