Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

21 de março de 2014

Dia Internacional da Síndrome de Down


Jamais eu deixaria de destacar, nesta data tão especial, dia, 21 de março de 2014, a importância de crianças, adolescentes e adultos que são portadores da Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 que é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente. O nome é em homenagem a Jhon Langdon Down: médico britânico, que conseguiu descrever a referida síndrome em, 1862. As dificuldades de habilidade cognitiva e do desenvolvimento físico, bem como a aparência facial, são as marcas registradas destas pessoas que são tão especiais e necessitam do carinho de toda a humanidade.

 Está data destaca com a devida relevância, e de maneira ampla a necessidade de que façamos uma reflexão bem aprofundada sobre o respeito e tratamento igual a que todos eles devem terem, pois são constantemente, vítimas de descaso e preconceito, por parte de muitos dentro do contexto das relações sociais que se dão dentro das escolas, em locais de lazer e por incrível que pareça em casa por alguns pais, que de maneira repugnante os tratam como se fossem verdadeiros obstáculos. Alguns pais chegam a escondê-los da sociedade por vergonha. Penso que, estes deveriam terem vergonha de si próprios, pela ignorância e desamor que lhes empregnam a alma. Trata-se de um absurdo cujo o qual eu abomino absolutamente. Fala-se muito de igualdade, porém na pratica isto não se manifesta de maneira concreta. O respeito não se faz presente e a falta de espírito humanístico ganha cada vez mais espaço dentro da humanidade. O mundo passa por avanços consideráveis em diversas áreas, seja a tecnológica, medicina e etc, mas a evolução humana não se dá de maneira substâncial.

 Vivemos em um mundo repleto de diversidades e somente teremos paz e evolução humana quando todos conseguirem respeitarem estas diferênças, até porque somos seres imperfeitos e como tais temos o dever de respeitarmos o nosso próximo. Levanta-se muito a bandeira da paz, por um mundo melhor, contudo, no dia a dia muitos não vivenciam o que falam o que deixa bem clara a hipocrisia. Os portadores de síndrome de Down, são carinhosos, possuem capacidade se tratados para desenvolverem atividades intelectuais e esboçam sempre o sorriso lindo, como bem ilustra a figura em tela, o que lhes é peculiar. Faça diferente: respeite as diferênças. Espero poder contar, com muitos comentários, pois não adianta que todos vejam as matérias e não divulguem e comentem. Precisamos fazermos do diálogo um caminho para a conciliação, e do comentário e mobilização um meio para que as coisas de fato tomem um novo rumo. Agradeço a todos. Reflitam e tenham um ótimo dia.


João Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário