Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

22 de janeiro de 2014

Os Animais e seus Papéis nas Relações Sociais


 É elementar o exercício da cidadania, mas a rigor ela toma ainda mais sentido quando feita em prol dos animais, uma vez que estes, são carinhosos e leais. Isto só reafirma, o quanto eles necessitam do amor e carinho de todos nós.

 Muitos não sabem, mas várias espécies de animais possuem um enorme papel, no processo de reabilitação de pessoas com deficiência visual, psicomotora, solidão, depressão e em uma série de áreas, o que só comprova mais do que tudo, que os mesmos merecem toda a nossa admiração, proteção, lealdade e respeito. Um exemplo, bem clássico, são os casos de muitos idosos que são abandonados, por seus familiares. Em razão disto adotam cães, para suprirem a solidão que os corroem. Muitos deles redescobrem a felicidade, através do contato com os animais.

 Conclusão: nunca permitam que os animais sejam vitimas de atrocidades, como abandono e maus tratos. Podemos defendermos a bandeira da paz por uma, e até por milhares de vezes, mas senão tivermos a capacidade de protegermos os animais, de nada terá validade, as nossas lutas, pois na minha concepção, quem não ama e consequentemente não defende os animais, que por natureza são indefesos, não possuem amor para consigo mesmos e a capacidade de amarem a quem quer que seja. Uma outra questão muito importante a ser abordada aqui é que o cão guia, durante muito tempo, foi proibido de adentrar a estabelecimentos públicos guiando um portador de deficiência visual, mas felizmente em, 27 de junho de 2005 entrou em vigor a lei federal 11.126, que assegura a que todos os deficientes visuais tenham livre acesso com seus cães-guias em estabelecimentos públicos. Isto só ressalta, um, dentre inúmeros papéis sociais, que os animais possuem na vida dos seres humanos, como podem observarem na imagem em tela, onde temos um cão-guia, como exemplo. Reflitam e tenham um ótimo dia.


João Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário