Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

7 de dezembro de 2013

Nelson Mandela: Sinônimo de Vitória


 Conhecido carinhosamente pelos Sul africanos como: Madiba, nome do clã Thembu a que Mandela pertence. Nelson Rolihlahla Mandela: nasceu em, 18 de Outubro de 1918 em Joanesburgo.

  Foi advogado e é considerado o mais importante líder da áfrica e um dos maiores do mundo. Driblou todas as adversidades de sua vida, demonstrando coragem, determinação e sabedoria, o que o tornou um dos maiores expoentes da humanidade. É extraordinariamente considerável, a capacidade que Mandela teve de vencer os anos, que ficou na prisão e o glorioso apogeu que conquistou, sendo eleito em 1994, como o primeiro presidente negro da áfrica do Sul e quando conseguiu libertar a nação sul africana do: “Apartheid”: o maior símbolo de segregação social, ou seja, separação que houve entre negros e brancos à época. Em 1993, foi o ganhador do prêmio Nobel da Paz. O legado que deixa para a humanidade é inigualável. Um líder distinto e vitorioso. A diplomacia sempre foi à marca registrada de Nelson Mandela, que sempre procurou ter uma relação pacifica com todas as nações, afim de que o mundo pudesse viver a plenitude da paz. Figura notável dentro do contexto das relações sociais e políticas, Mandela agia e reagia de maneira serena e simpática, claramente exprimida por meio de suas sabias palavras, o esboço de seu sorriso e grande intelectualidade. Os exemplos deixados pelo então, agora, saudoso Mandela, devem serem seguidos por todos, pois são gestos de elevado grau de humildade e compreensão da essência humana, que a civilização pode ter.

 Tendo em vista, os percalços que enfrenta a civilização atual é pertinente, que todos reflitam sobre as atitudes de Nelson Mandela, pois a análise de sua trajetória histórica, permite-nos uma percepção clara de que ele foi um homem, que mesmo diante de discriminações e da prisão, fez a diferença e é um exemplo a ser seguido por todos os líderes mundiais e toda a humanidade. Considero, como um de seus maiores legados, a reconciliação que o mesmo propôs entre os países, para a obtenção da paz mundial. Ofereço aqui os meus sinceros sentimentos à família de Nelson Mandela, bem como a todo o povo africano e ao mundo. Tenham um ótimo dia.


João Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário