Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

3 de agosto de 2013

Os títulos e a importância da humildade


 Muitos levam anos de suas vidas para tornarem-se doutos de conhecimento, mas quando chegam ao apogeu de suas conquistas acadêmicas e consequentemente econômicas, lamentavelmente, portam-se como se fossem semideuses e se esquecem de suas origens. Fazem distinção na escolha de pessoas com as quais irá relacionar-se no meio social, desprezam os pobres, discriminam, e sequer olham para os que estão padecendo a sua volta o que é lastimável. Com o nariz em pé, agem e reagem como se estivessem acima do bem e do mal, o que demonstra o quanto a doença do desamor, egoísmo e soberba lhe roubaram um dos fundamentos elementares que deve ser o norteador de todos nós: a humildade. Afinal o que somos? Já parou ao menos para refletir sobre isso? Perdoem-me a franqueza, mas a vida é uma simples jornada pela qual passamos, construímos uma história e ao fim da mesma, somos postos em um túmulo no qual ficam apenas os nossos restos mortais sob uma lápide fria com os dizeres: "A aqui jaz" , ou seja não levamos sequer uma roupa no corpo, se não tiverem pessoas que preocupem-se em fazê-lo, contumaz bens materiais. Por está e outras questões que conclamo a todos que possuem uma visão egocêntrica, arrogante e egoísta a fazerem a partir da análise em pauta, uma profunda reflexão.

 Defendo como de altíssima grandeza,  ideais que valorizem a igualdade de tratamento sem qualquer distinção, afim de que as pessoas reflitam sobre seus pensamentos e atitudes, pois reside nos mesmos à mudança que desejam. Muitos empregam nos outros a transformação do mundo, quando na verdade estes que necessitam de transformação. A mudança do mundo está indissociavelmente ligada à mudança que se dá dentro de cada ser humano. A educação dada em casa pelos pais é fundamental, porém a meu ver, não devemos colocarmos o peso absoluto nesta perspectiva, pois para toda regra há suas exceções e neste caso não é diferente. Um exemplo bem claro disso é que existem milhares de pessoas que não tiveram estrutura familiar, e outras tantas que tiveram e preservaram a essência de seus valores, e não deixaram que a soberba roubassem-lhes a essência humanística.

 O estudo e o crescimento econômico são importantes quando utilizamo-nos de tais para ajudarmos o nosso próximo a erguer-se. Não defendo que devamos dar dinheiro a quem quer que seja, embora em alguns casos é necessário. Ajudar as pessoas não está ligado necessariamente a dinheiro. Sei que existem casos nos quais dar um prato de comida, amparo é fundamental, porém acredito que sobretudo o ensinar as mesmas a conseguirem exitosamente conquistarem seus sonhos, reside na transmissão de saberes e aconselhamento. Dirijo-me a todos do Brasil e do mundo para ressaltar a importância de que todos nós tenhamos uma relação social marcada pelo amor, solidariedade, sinceridade, harmonia e que amemos uns aos outros a cada dia como amamos a nós mesmo. O que aliás, é um mandamento instituído por Deus, independente de credo religioso. Volto a dizer, caros leitores que está vida é apenas uma passagem. Reflitam e tenham um ótimo dia.




João Costa.

2 comentários:

  1. muito bom meu amigo seu tema pessoa quando sobem na vida tende a humilhar os demais eu sou vitima de muitos desses abuso amigos que conseguirão se forma e esnobam de mim pois não tenho nível superior fico indignada ....

    ResponderExcluir
  2. Sabe amiga Leidy, tento aqui, destacar que o diferencial de uma pessoa não é a formação acadêmica que possui, o cargo que ocupa e nem muito menos os bens materiais que tem, mas sim o que esta é como ser humano. Friso, contudo que o estudo é elementar para o processo evolutivo de uma humanidade, porém a maior evolução está em obtermos conhecimentos e não perdermos os valores humanísticos como a preocupação com o nosso próximo e, sobretudo a humildade, que devemos transmitir através de nossos pensamentos e atitudes. Quanto a estes "amigos" a que se refere, eu não tenho e nem é o meu intuito, fazer juízo de valor sobre quem quer que seja. O meu papel é o de conscientizador, mas uma coisa lhe aconselho: não se importe com o pensam ou dizem a seu respeito, pois pelo que percebo os olhares deles, foram ofuscados pela falsa sensação de alta superioridade, o que é lamentável e infelizmente ocorre com muitos no Brasil e no mundo. Compreenda prezada amiga que, o fato de você não ter ensino superior não a coloca em momento algum em condição inferior a quem quer que seja. Siga em frente, lute sempre, nunca desista em momento algum, porquê através da sua maneira de agir e reagir transformará ou ao menos fará sensíveis mudanças em pessoas com as quais tem convivência. Mesmo se depois de tudo, não ver resultados, continue, pois independente de credo religioso, Deus está ao seu lado. Muito obrigado pelo seu comentário.

    ResponderExcluir