Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

20 de julho de 2013

Dia internacional do amigo


   Amigo, uma palavra que denota sinônimo de companheirismo, sinceridade e lealdade. Está data é uma mera simbologia. Penso que, "dia do amigo" é todos os dias. Isto posto. Penso que, um amigo verdadeiro é aquele que está pronto para te escutar, aconselhar, elogiar, porém no momento certo te criticar construtivamente, pois um dos papéis de um verdadeiro amigo é o de nos alertar sobre algo, falando-nos a verdade e não concordar com tudo que pensamos ou fazemos. Friso, contudo que, sabermos que mesmo na condição de amigos, temos que agirmos com bom senso e termos a sensatez  de saber  quando começa o nosso limite e termina o do nosso próximo trata-se de um dos  pressupostos fundamentais no contexto das relações sociais em geral, e neste caso não fugiria a regra. Façam uma profunda reflexão.

  A percepção que tenho é que no contexto atual a palavra, “amigo” ficou muito banalizada. Quando creditamos a alguém a confiança de tê-lo e chamá-lo de amigo estamos empregando uma responsabilidade muito grande à determinada pessoa, pois a partir de então passamos a confiarmos de maneira genuína, o que implica em compartilharmos de sonhos e particularidades que habitualmente não faríamos com qualquer pessoa. Daí temos a exata noção do peso que requer fazer a escolha certa de uma pessoa para ter como amigo (a). Sei que não é nada fácil, porém é necessário a tentativa e o risco é importante, pois nunca descobriremos se uma pessoa é correta se não houver o convívio social. A observação das atitudes dentre outras coisas é um dos caminhos, bem como a chave de tudo. A banalização da referida  palavra se dá quando mal conhecemos as idéias, atitudes e, sobretudo o caráter de uma pessoa, e da noite para o dia o chamamos de amigo (a). Sabe caros leitores, temos que termos muita precaução, sabedoria e alto grau de percepção quando estamos construindo uma amizade ou qualquer tipo de relacionamento. Existem detalhes claros como por exemplo: pessoas interesseiras, invejosas e falsas, contudo ressalto que para a nossa felicidade existem pessoas maravilhosas cujas quais não podemos deixar de agradecer a Deus independente de credo religioso, por tê-las em nossas vidas. 

 Termos amigos (as) verdadeiros é como encontrar um tesouro, pois na minha concepção uma amizade sincera é de um valor indescritível e que dinheiro nenhum no mundo pode pagar. Agora neste momento dirijo-me a todos do Brasil e do mundo que se encontram sem um amigo ou até mesmo uma família, com quem possam contar e dizer-lhes: Saibam que vocês podem contar humildemente comigo, que mesmo de longe, procuro criar com toda a humildade e enorme amor algo que possa levar a todos vocês uma nova perspectiva de vida, esperança, força, coisas construtivas e contem, sobretudo, com Deus, pois ele está e sempre estará com todos nós. Feliz dia internacional do amigo!



João Costa.

6 comentários:

  1. Pois tenho vc como um verdadeiro amigo pois vc me compreende me aconselha e me escuta obrigado meu amigo tenha um feliz dia do amigo bjssss

    ResponderExcluir
  2. A recíproca é igual, e este é para mim um dos maiores presentes que recebo querida Leidy. Não só a tenho como amiga, como agradeço a Deus por permitir a construção de nossa amizade! Saiba que para mim você também é uma verdadeira amiga. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Existen los amigos ? Y desde que el Amor nació andan de otra manera las cosas entre los dioses, relata El Banquete. " El nos lleva a rebosar de mutua intimidad. El que hace que nos reunamos en juntas cual la presente. Proveedor de la dulzura, deterrador de la dureza, nunca dador de malevolencia. Condescendiente, benigno,, expectaculo de sabios, amable a los dioses, deseado de los desafortunados,...., en las penalidades, temores, festines y discurso piloto.
    Aquellos que en el trasiego de su condicion humana han cultivado este dios, y no lo han perdido por los golpes del destino, Ellos son los amigos, en aquellos sobre los que irradia la luz de este dios, brilla un amigo.

    ResponderExcluir
  4. Apreciado lector, señor Gabriel, muchas gracias por su comentario. Desde ya agradezco su reconocimiento a mi trabajo que es hecho con mucho amor y cariño, con el intento de ayudar a las personas de Brasil y del mundo. Conozca desde ya que su opinión es muy importante. Deseo a usted un feliz día de la amistad. Un saludo desde Brasil.

    ResponderExcluir
  5. o si, muy pocas veces me he detenido en esta palabra y colocarme en perspectiva. Recuerdo el año 2012 que fue muy dificil para mi, mucho temores me inundaron y soledad muy profunda, y cuando menos esperaba sonaba la puerta esta voz:hey joran vamos a dar una vuelta y platicamos un rato. Como me llenaba de fuerza mi amigo y me hacia saber que las cosas no eran tan duras.
    verdaderamente son un regalo.

    ResponderExcluir
  6. Agradezco con gran humildad el comentario, pues el demostra que estoy en lo camino cierto. Intento por medio de mis articulos conducir las personas a haceren reflexiones sobre sus vidas y el cambio de las mismas. Quedo muy feliz por esto. Es un de los mayores regalos de mi vida. Un saludo desde Brasil.

    ResponderExcluir