Idiomas

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

9 de junho de 2013

Sabedoria


  Para muitos algo de difícil alcance já na concepção de outros uma questão de habilidade que se obtém ao longo da vida.

 A grande verdade é que a sabedoria trata-se de uma capacidade que muitos seres humanos buscam obterem, porém só as adquirem de verdade os que vivenciaram de fato uma gama de situações boas e ruins, tenham elas sido em grande ou menor complexidade, e sobretudo aos que humildemente souberam e sabem portarem-se de maneira cautelosa ou não, até porquê está também na ausência de precaução em razão da imaturidade ou por falta realmente de experiências, tais atitudes equivocadas. Penso que as referidas atitudes errôneas são um dos meios elementares para a aprendizagem, bem como os problemas que a vida apresenta. Não defendo aqui que as pessoas devam errarem, porém  ressalto contudo que errar é um dos pressupostos que nos encaminham para a obtenção da sabedoria até porquê não somos perfeitos. Penso que, a mesma é um patamar de excelência que um ser humano só atinge ao longo de sua vida. A sabedoria é constituída de fatores extraordinários dentre os quais o de mesmo em  momentos adversos nós termos a serenidade suficiente para refletirmos e seguirmos em frente, ainda que falte o ânimo necessário, seja  em razão dos problemas que tenhamos ou estejamos enfrentando, bem como o convívio com pessoas com as quais somos obrigados pelas circunstâncias da vida  a termos que lidarmos. Outro ponto de elementar importância a ser considerado é lidar com pessoas que possam menosprezarem seus talentos e de alguma forma lhe pisarem. Não tenham ódio por isto. Mostrem sempre atitudes sabias diante de tais pessoas as tratando com toda a cordialidade, pois com isto vocês terão a chance magnífica de demonstrarem as  mesmas, que vocês não agem igual. Assim mostrarão a diferença e sobretudo provocarão uma transformação no ambiente e nas pessoas. Muitos dizem: “O que fizeram de mal comigo farei pior” Esta linha de raciocínio está absolutamente equivocada. Tornamo-nos não melhores do que ninguém, mas certamente seres humanísticos. Isto faz toda a diferença. Imaginem sempre que, nem todos possuem este discernimento e que está nas boas obras que praticamos a mudança de percepção sobre a  vida por parte desta classe de pessoas mau humoradas e arrogantes que na verdade possuem uma enorme deficiência. A que está no seu interior.

  Muitos podem pensar que esta teoria é utópica, mas na pratica se exercitada de maneira correta faz toda a diferença. Como sempre digo: "A vida é feita de escolhas. Cabe a cada um de nós sabermos fazê-las". Bons gestos em relação ao nosso próximo é sempre salutar, ainda que a recíproca não seja igual. Como na imagem em tela, ofereçam sorrisos sinceros e sejam seguros do que são, ajudem e nunca se deixem contaminarem-se pelo mau humor de quem quer que seja, ou esperem algo em troca. Meu lema é: "Faça o bem sem esperar retorno. O faça como uma missão". Lembrem-se sempre de que os bons gestos que temos em relação ao nosso próximo são elementares em todos os contextos de nossas vidas. Reflitam e tenham um maravilhoso dia! 




João Costa