Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

17 de junho de 2013

Obesidade em foco

 Nos últimos anos temos visto um aumento significativo de pessoas com sobrepeso. Trata-se de um fato muito preocupante e relevante a ser tratado e debatido no Brasil e em todo o mundo. A obesidade atingiu este estágio por conta do mal hábito alimentar adotado por milhares de pessoas. Nos Estados Unidos há uma gama imensa de pessoas que sofrem com esse problema. 

 Com o advento dos Fast-food "Alimentos conhecidos assim por serem preparados e servidos em curto tempo". Estes alimentos tornaram-se uma moda no contexto Brasileiro e internacional. Geralmente as famosas lanchonetes servem estes alimentos os tais fast-food, já prontos enquanto que em diversos seguimentos inclusive mercados oferecem comidas pré-prontas que apesar de muito saborosas, possuem um alto teor calórico o que é absolutamente maléfico para a saúde. Não quero aqui de forma alguma ir contra aos que os consomem de maneira alguma, até porquê tratam-se de hábitos que foram  infelizmente incorporados a nossa cultura e que dificilmente serão descartados, agora uma coisa pode ser feita que é o corte das demasias e a longo prazo tenho esperança de que haja a extinção dos mesmos. Ou seja diminuir o consumo de tudo e depois banir de nossas refeições tais costumes. Muitos pensam que o simples fato de comerem algo por si só engordaram, quando na verdade o fator determinante está na quantidade do que se come e sobretudo o que é consumido. A balança é considerada uma grande vilã para as mulheres o que na minha concepção é uma visão totalmente equivocada. Basta que raciocinemos e veremos a obviedade. O vilão está dentro dos que alimentam-se de maneira errada. A partir desta consciência as pazes com a balança será um mero detalhe. Uma questão que observo como lamentável é a forma como as pessoas acima do peso são tratadas. A várias justificativas para este tipo de alimentação dentre os quais o de que hoje vivemos uma vida corrida. Alias estes alimentos são provenientes deste fato, porém nada o justifica. Sei que muitos  no Brasil e no mundo sequer tem o que comerem quanto mais o de manterem uma dieta a base de frutas, legumes e itens diversos, mas tentem pelo menos se alimentarem de alguma coisa que compõe o cardápio em tela.

 A discriminação sofrida por pessoas com sobrepeso nos meios de transportes, lojas de roupas e etc é um absurdo. O que repudio em absoluto. Penso que, quanto mais um ser humano tem acesso ao conhecimento, torna-se elementar a seu processo  evolutivo, mas ao contrário, sem generalizar tem havido um retrocesso. Destaco também o sofrimento vivenciado por crianças obesas. Para os adultos lidarem com este tipo de preconceito é complicado. Para as crianças os danos psicológicos são ainda piores, pois por não  possuírem uma mentalidade formada as mesmas, padecem de depressão, baixa auto-estima e vivem segregadas do meio social. Em muitos casos a mesma é submetida a tratamentos psicológicos para tentarem superarem esta crise. Concluo dirigindo-me a todas estas pessoas sejam elas adultas ou crianças e digo-lhes que nada pode roubar-lhes o direito a viverem bem, de serem felizes, de terem seus sonhos e concretizá-los. Sempre confiem em Deus independente de credo religioso, pois a fé os tornarão capazes de voarem como uma águia e vencerem todas as adversidades que encontrarem no dia a dia. Não deem ouvidos aos deboches, pois por mais dolorosos que possam serem, saibam sempre que vocês são preciosos para Deus e para este escritor que vos fala. Sonho por um dia em que as pessoas possam serem valorizadas pelo que são e não pelo que aparentam serem ou terem. Contudo em nome da saúde não deixem de lutarem através da pratica de atividades físicas e alimentem-se de forma saudável, pois o emagrecimento é uma meta que a pessoa tem que ter como foco e nunca desistir, bem como todas as coisas que almejamos. O esforço é fundamental. Reflitam e tenham um maravilhoso dia.




João Costa.


2 comentários:

  1. Creo que se debierea comenzar por nosotros en el hogar de ahí, se da inicio a hábitos y costumbre de todo rol alimenticio y en nuestras manos esta el animo de aducar y fomentar el cuidado de nuestro alma y cuerpo,
    SALUDOS amigos ......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Es verdad mi apreciada lectora. Las personas tienes que adoptar nuevos hábtos alimentares para que la realidad actual pueda tener una gran transformación. La salud necesita de esto. Muchas gracias por su comentario. Haga lo siempre. Saludos!

      Excluir