Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

12 de junho de 2013

O amor e a importância da razão

 Um sentimento lindo capaz de tornarmo-nos mais felizes, porém é preciso passar por um longo e minucioso processo de análise antes que o exerçamos plenamente. Talvez muitos se perguntem: Como assim? Simples. Antes de qualquer envolvimento, se faz necessário que usemos a nossa capacidade de raciocínio e não a emoção. Muitos se utilizam da emoção nas escolhas que fazem e fatalmente depois apercebem-se de que cometeram os piores equívocos de suas vidas tanto no plano amoroso quanto em outras áreas de suas vidas.

 Infelizmente milhares de pessoas padecem em razão da grande carência existente no contexto atual. Sem generalizar, hoje por exemplo no Brasil lamentavelmente não há mais como houvera a alguns anos atrás o tradicionalmente conhecido "namoro", mas sim o termo que popularmente se convencionou como: “Ficar”. Ou seja: A pessoa fica com um hoje e depois com outro, o que a exime de qualquer compromisso. Isto posto. A cultura da construção de uma base familiar foi deixada literalmente para segundo plano. Penso que outra questão que deve ser considerada é a carência e o amor, tendo em vista que são sentimentos totalmente distintos. Muitos em face de suas desilusões ou solidão confundem tais sentimentos. A emoção faz um indivíduo ter somente a percepção do esteriótipo físico e a perspectiva ilusória, já a razão levam os mesmos a pesarem as atitudes da pessoa supostamente tida como a certa para um sólido relacionamento. Agirmos com a razão por si só transcende todo e qualquer paradigma de vida, pois nos fazem analisarmos inclusive a relação que a pessoa amada tem com os seus pais, o que é um dos fatores elementares na escolha. Na minha concepção, tanto os homens quanto as mulheres que não são bons filhos, certamente não serão pessoas ideais para um relacionamento sério, contudo ainda temos que levar em conta os ideais, afinidades e sobretudo o caráter da mesma. Existem os que passam a imagem de ovelhas e são mentirosos. São inúmeros os relatos de pessoas que cometem adultérios e uma série de coisas erradas por meio de redes sociais e etc. Utilizam perfis diferentes e por aí vai. Por esta e diversas razões que deixo a seguinte dica: Usem sempre o raciocínio, pois isto os levarão a construírem um relacionamento sólido e feliz.

  Caros leitores existem casos e casos. Sobre o tema em pauta, não quero tecer minhas idéias de maneira generalizada porquê ainda existem milhares de pessoas maravilhosas neste mundo e sobretudo fiéis. A única coisa que procuro levar ao entendimento de todos é a importância da valorização da análise para os que desejam um relacionamento sério. Reflitam  e tenham um ótimo dia!





João Costa.






8 comentários:

  1. Hermosa publicación. Muy acertadas tus reflexiónes. Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas gracias mi amiga. Es un gran honor para mi recibir sus comentarios en mi pagina. Otro abrazo.

      Excluir
    2. Não posso agradecer ao Dr. EKPEN TEMPLE o suficiente por me ajudar a restaurar a alegria e a paz de espírito em meu casamento após muitos problemas que quase levam ao divórcio, graças a Deus que eu quis dizer o Dr. EKPEN TEMPLE no momento certo. Hoje posso lhe dizer que o Dr. EKPEN TEMPLE é a solução para esse problema em seu casamento e relacionamento. Entre em contato com ele em (ekpentemple@gmail.com)

      Excluir
  2. Concordo com você. Houve uma liberação exagerada para tudo. O maior problemas da sociedade atualmente é a educação, que começa em casa e se estende à escola. Acredito que a programação nos canais de TV, e redes sociais também tem grande influência na vida dos jovens a adultos... Infelizmente, o que vêmos, nem sempre poderia ser chamado de bom exêmplo. A melhor solução talvez seja a de se tentar uma relação mais amigável entre pais e filhos, para que não haja um abismo entre eles. Se um filho tem uma família harmoniosa, provavelmente irá querer repetir isto em sua vida. Quanto ao adulto, ele traz em sua bagagem, costumes e crenças que são um pouco mais difíceis de se reverter. Para que haja uma mudança mais profunda, é preciso que chegue em algum momento a iluminação, a sede do conhecimento sobre o que realmente somos neste planeta.
    Muito boa matéria, João, nos faz refletir. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Julia. A realidade na qual a nossa sociedade está inserida é caótica. Vivemos regidos por um “sistema” que dita às boas maneiras quando na verdade este papel é dos pais, ou pelo menos é o que deveria ser. O sistema televisivo Brasileiro sem generalizar, oferece uma programação deficitária o que a rigor é visto por uma maioria que compreende um seguimento da população que tem uma baixa instrução o que é absolutamente conveniente para o poder público que com isto faz da mesma, uma “massa de manobra”. Isto posto. Penso que a família é a estrutura elementar, para que tenhamos um mundo constituído de um povo pensante e com uma visão humanística contrapondo, contudo a conjuntura atual onde o simples gesto de “educação” no trato interpessoal é inexistente por parte de muitos e até considerado no jargão popular como “Careta”. A partir daí temos uma visão bem clara do porquê chegamos a situação presente. A inversão dos valores é total, e um dos exemplos situam-se no caso do “namoro, noivado e casamento” que hoje infelizmente foram deixados em segundo plano e abriu-se espaço para o que convencionou-se chamar de” Ficar”. Como bem ressalta a leitora os problemas se estendem de casa para as escolas e com isto as coisas vão perdendo o controle. Um exemplo nítido disto são as recorrentes e absurdas agressões cujas as quais os professores têm sofrido. Concluo que, para a transformação desta realidade necessitamos que a presente geração seja criada em uma estrutura familiar sólida e feliz, para que a longo prazo tenhamos um sensível resultado positivo. Desde já agradeço humildemente o elogio e a atenção da leitora, bem como, destaco a sua plausível e intelectualizada formulação sobre o que pensa. Ficarei no aguardo de que continue a deixar seus comentários. Um abraço.

      Excluir
  3. muy interesante para reflesionar y ver hacie donde se declina nuestro corazon sin tomar en cuenta la parte intergral del ser .... saluds Amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi apreciada lectora Yazmin, muchas gracias por su comentario. Haga siempre sus reflexiones, pues es muy importante.

      Excluir
  4. Não posso agradecer ao Dr. EKPEN TEMPLE o suficiente por me ajudar a restaurar a alegria e a paz de espírito em meu casamento após muitos problemas que quase levam ao divórcio, graças a Deus que eu quis dizer o Dr. EKPEN TEMPLE no momento certo. Hoje posso lhe dizer que o Dr. EKPEN TEMPLE é a solução para esse problema em seu casamento e relacionamento. Entre em contato com ele em (ekpentemple@gmail.com)

    ResponderExcluir