Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

14 de junho de 2013

Maus - Tratos aos Animais


 Lamentavelmente tomamos conhecimento ou vemos animais serem brutalmente vitimados por maus tratos que são praticados por pessoas desprovidas de qualquer espírito humanístico. Chego a questionar se são realmente seres humanos, pois na minha concepção são monstros travestidos de humanos, pois quem tem o mínimo de senso jamais pratica qualquer violência e sobretudo contra os animais que são seres absolutamente inofensivos. 

 Destaco, contudo que a Suipa (Sociedade  União Internacional Protetora dos Animais) deve cobrar das autoridades públicas um rigor maior em relação às questões relativas aos animais que padecem de cuidados e proteção. Somente esta instituição a meu ver, por mais que tenha boa vontade em fazê-lo não detêm poderes suficientes para tal. Agora é público e notório as legislações que tratam da questão. Dentre as quais temos a "Declaração Universal dos Direitos dos Animais", proclamada  pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e cultura) em Sessão realizada na capital da Bélgica em Bruxelas em, 27 de Janeiro de 1978. Outra proposta que tenho é que os representantes da "Suipa" reunam-se com deputados e vereadores para que os mesmos, façam emendas as  leis existentes para que as tornem ainda mais rígidas. Sei que a referida instituição conhece os trâmites, porém tenho como cidadão o direito de sinalizar posicionamentos que tragam algo de mais concreto no combate aos que praticam maus tratos aos animais. Uma outra questão que quero manifestar aqui e aí que me perdoem as religiões, pois não se trata de credo, mas ao zelo pelo animais. Levanto aqui uma polêmica questão: Como que é permitido tendo em vista o rigor defendido pela sociedade protetora de animais e as leis vigentes que  tais sejam sacrificados em rituais macabros de magia negra no Brasil e no mundo? Se as leis foram criadas para a defesa dos animais como podemos permitir que os mesmos, sejam objeto de torturas e  levados a morte por determinados seguimentos religiosos ou seitas satânicas? Vejo pertinentes estes questionamentos, pois fazem parte de nosso dever racional não aceitarmos as coisas como nos são passadas meramente pela história. Não quero fazer juízo de valor sobre está ou aquela religião, até porquê não defendo bandeiras, mas sim atitudes que venham tornarem muitas pessoas sensíveis a causas humanitárias e sobretudo que estas lutem para que juntos construamos um mundo onde impere a bondade, bons princípios e atitudes, coisas que raramente tenho visto o que é uma lástima. Ressalto a elementar importância de lutarmos sem cessarmos para que outras espécies de animais não sejam extintas como já foram inúmeras outras em razão sem generalizar da crueldade humana.

 Vivemos em um mundo que atingiu um grau de individualismo, egoísmo e maldade tão incomensuráveis que os animais passaram de certa forma a assumirem um papel fundamental na vida de idosos que vivem sozinhos, crianças e adultos de um modo geral, e até mesmo na reabilitação de pessoas sejam elas portadoras  de algum tipo de deficiência psicomotora que se caracteriza pelo déficit mental, paraplégicos que caracterizam-se pela paralisia da cintura para baixo, em outros tratamentos como no caso da superação da depressão e etc. Penso que, tudo que abordei aqui revela a enorme relevância que os animais sempre possuíram e mais do que nunca representam no contexto atual. Deixo aqui, contudo o meu total repúdio a toda e qualquer forma de perversidade e conclamo a todos para uma reflexão sobre o tema em pauta. Sonho com o dia em que viveremos em um mundo aonde os animais possam terem a tranqüilidade que tinham em tempos passados, bem como nós seres humanos. Tenham um ótimo dia!





João Costa.


8 comentários:

  1. Hola amigo! un tema para reflexionar, hay que cuidar a nuestra fauna,hay muchos animales en extinción a causa de nosotros mismos, espero que haya mas conciencia en ello

    abrazos y mi cariño

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola mi amiga! Pienso que, como tu bien hablas realmente nosotros estamos viviendo en una realidad de la falta de conciencia, pero tenemos que juntos lucharmos para que esto tenga una transformación. Muchas gracias por su comentario. Espero que deje siempre sus reflexiciones en mi pagina, pues es muy importante. Otro abrazo y tenga mi gran cariño también. Saludos del Brasil.

      Excluir
  2. Agora que é minha "área", tenho como comentar algo com precisão.
    Esses "restos" que maltratam os animais, se julgam superior as outras vidas, aos "animais". Infelizmente nos deparamos com casos absurdos de pessoas, se ainda podem se titular assim, cometido a animais. A cada caso, é uma dor que não há explicação, talvez seja pelo meu sentimento aos animais ou simplesmente pela razão.
    Ainda pretendo viver num mundo igualitário, onde cada vida é preservada pelo o que ela realmente é.
    Um coração batendo é uma vida, seja humano, seja animal "não-racional", e ainda os seres que não possuem corações, mas pelo que são, exercem um papel necessário, fundamental a sociedade/mundo, a flora.
    Mas o respeito é inútil, infelizmente. A partir do momento que uma pessoa se julga superior a outro ser, o outro ser vai ser simplesmente um objeto a sua vista.
    E sabe? Vivemos em companhia de animais que, por simplesmente manterem sua existência, faz um bem ao todo, são livres, se mantém a partir do que eles são, do que eles fazem, eles transformam sua natureza em sua forma de viver, algo maravilhoso, onde eles conseguem manter e sobreviver e nós, como sempre, dependemos de tudo que nos dão. Acho que por eu amar os animais e os porem como superior a nós por eles saberem "viver" o que deve se viver.
    Afinal, eu não questiono o modo de cada um pensar, esse é o meu pensamento, meu modo de ver o "assunto", o que meu coração diz sobre. Eu vou manter isso pois isso é o que me faz, eu criei algo em mim que é um amor incondicional aos que a sociedade julgam inferiores. Tenho vontade de protege-los de todos os modos possíveis, porque para mim, são perfeitos.

    ResponderExcluir
  3. Caro leitor Thiago. Ao levantar este debate sei que estou comprando uma árdua luta, porém utilizo-me deste meio para fazer com a aplicabilidade das leis se façam de maneira a banir de nosso meio a crueldade existente no contexto atual. Por isto que só vejo a transformação da realidade presente a partir do momento em que as leis tornarem-se mais rígidas e o povo sem generalizar, acordar para uma mobilização ordeira e sem vandalismo. Contudo vale frisar que a violência existente seja contra os animais "Seres inofensivos" ou entre seres humanos se dá por causa da falta de estrutura familiar, muito embora hajam exceções. Desde já agradeço o seu comentário e espero que continue a fazê-los, pois são muito importantes.

    ResponderExcluir
  4. De acuerdo con Ustedes x estamos dentro de un ecosisitema y todos somos parte delmismo... saluds .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Es verdad apreciada lectora Yazmin. Como bien hablas, hacemos parte del mismo ecosistema. Con esto las personas deben teneren mas respecto y atención con los animales. Muchas gracias por su comentario. Quedarei en la espera de que haga siempre su comentario. saludos!

      Excluir
  5. Bom dia João, fico feliz que dedique um espaço no seu blog para esta reflexão. Eles merecem nossa atenção e cuidado.
    Obrigada pelo convite. Seu Blog está lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Julia! Muito obrigado pelo elogio, por estar acompanhando as minhas publicações e as comentando. Realmente os animais merecem como você bem ressalta de toda a nossa atenção, e eu não poderia deixar de destacá-los em meu blog. Dedico o seu elogio a Deus independente de religião, pois nada seria possível sem ele.

      Excluir