Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

18 de maio de 2013

Terceira idade



 Infelizmente o nosso Brasil ainda não da o devido valor aos seus idosos, que tanto se dedicaram na participação do desenvolvimento de nosso país. Em, 1° de outubro de 2003 foi instituído o Estatuto do Idoso por meio da lei n° 10.741. Entretanto, os idosos podem contar com acentos preferenciais e passe livre. Ainda assim, lamentavelmente os mesmos são tratados como se não existissem por parte de muitos. É deplorável perceber que isto exista. 

 Trata-se de uma obrigação do estado criar políticas públicas voltadas para os tratamentos específicos de saúde de que os idosos precisam, agora o que assistimos todos os dias são os mesmos padecendo nas filas do SUS (Sistema único de Saúde) ou nas filas das UPAS(Unidades de pronto-atendimento) e isso causa-me enorme indignação. Não posso deixar, no entanto, de destacar, os maus tratos a que parte deles são submetidos em casa através da covardia de muitos cuidadores, e por parte de alguns  familiares o que é ainda pior. Penso que, o lugar do idoso tem que ser ao lado de sua família e não em uma casa de repouso, nome dado para mascarar a realidade fria e inóspita de um asilo. Nunca devemos destinar aos outros áquilo que não desejamos que façam conosco.

 Muitas famílias põem seus idosos como se fossem objeto de descarte, em asilos nos quais estes são muitas  das vezes maltratados e humilhados. Os familiares somem deixando-os a deriva, sem qualquer tipo de afeto e reconhecimento. Certamente muitos imaginam que ficarão jovens a vida inteira, e se esquecem que hoje eles fazem isso com seus pais, mas futuramente podem serem vítimas de seus próprios filhos. Sonho e espero que, um dia, todos os idosos do Brasil e do mundo possam viverem felizes como os que estão na imagem em tela.  Reflitam e tenham um ótimo dia!



João Costa.


4 comentários:

  1. O meu amigo està certo ,pq a falta de respeito è mt grande ,atè mesmo ,dentro dos ônibus,alguns ,nem levantam para dar lugar para o idoso. Olhemos para o nosso próximo ,imagina ,que poderà, ser vc amanhã e passarà por esse constrangimento. Entâo ,tenhamos ,um pouco de amor ,e consideraçâo pq jà, estâo quase que, no final de suas vidas ,e merecem respeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado prezada amiga. Fico muito feliz em receber seu comentário. Ressalto que o mesmo, é altamente plausível e reflete a idéia que discorri. Defendo temas como este na tentativa incansável de que alguma coisa possa efetivamente ser feita. O propósito do meu blog é levar informação de qualidade, combater toda e qualquer foma de ilegalidade e tentar incutir na mente das pessoas a importância da reflexão e etc.

      Excluir
  2. Estoy de acuerdo contigo Jäo Luciano. El mejor sitio para un vivir un anciano y ser cuidado es en el seno de su familia. La familia, los hijos deben ser los encargados de devolver el cariño y el cuidado que un día recibieron de sus padres. Un saludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas gracias mi apreciada amiga por su comentario. Yo tengo la concepción de que una madre o un padre necesitan de todo lo cariño de su familia. Trabajaran tanto para una buena vida y no es justo que en cierta edad ellos tengo malos tratos. Haga siempre sus comentarios en mi pagina, pues es muy importante. Hasta pronto!

      Excluir