Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

21 de novembro de 2012

O racismo dentro da conjuntura atual


       Um fato histórico e que na pratica esta presente de forma constante até os dias atuais. A diferença esta em que hoje em razão das leis que foram criadas o racismo é praticado de forma latente ao contrário do que havia no passado. Penso que, a filosofia de vida das pessoas de hoje sem generalizar esta muito controvertida o que é mostrado de forma bem contundente na pratica. As leis foram criadas mas as atitudes mesmo diante delas, são controversas pois se por um lado vemos uma corrente que defende o antirracismo por outro temos uma evidencia  pratica nas entrelinhas de maneira bem forte das atitudes racistas. Não defendo uma igualdade entre raças, defendo igualdade entre pessoas. Na data de, 20 de Outubro de todos os anos comemora-se o dia nacional da consciência negra para celebrar a inserção do negro na sociedade. Penso que, é importante que as pessoas raciocinem sobre isso pois é uma data criada com o cunho de que haja uma conscientização das pessoas  tanto brancas, pardas, amarelas  e negras o que leva-nos pelo menos eu imagino que todos nós independentemente de cor, religião ou opinião sejamos  todos iguais.

         Vejo que, o pior racismo é o que parte do próprio negro, que às vezes inconscientemente acaba por manifestá-lo de maneira tão consistente e absurda quanto qualquer outra pessoa.Trata-se de um fato histórico. O negro foi liberto das amarras do império através da escravidão mais não libertou-se sem generalizar dentro de sua mente dos estigmas o que é muito triste. Passou o período da escravidão e para alguns negros permaneceu o trauma de um passado massacrante. A liberdade de um regime escravocrata foi maravilhoso, porém  a os resquícios do passado  ainda  existem só que de maneira camuflada nas grandes fazendas onde  tanto negros quanto brancos vivem em condições subumanas por não ter a  fiscalização efetiva do governo. Isso é muito triste. Entretanto, conviver com a realidade do racismo nos dias de hoje torna-se ainda mais absurdo. Tem que haver mudanças de mentalidades.

        Concluo que, esta realidade só terá uma nova conotação quando tivermos políticos capazes ou verdadeiramente interessados em por em pratica um plano de governo que tenha por meta a educação de qualidade dos cidadãos. Um país sem alfabetização e educação de qualidade é um país sem memória e portanto desprovido de  base. Pense em tudo isso e tenha um ótimo dia!



João.Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário