Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

30 de novembro de 2012

Joaquim Barbosa: Um exemplo no cenário jurídico brasileiro



  
  A importância de termos pela primeira vez na história do brasil um ministro negro ocupando o cargo de presidente da suprema corte no judiciário se traduz  no avanço da democracia. Isso mostra que quem tem determinação e sacrifica consegue chegar onde quer. Agindo com pulso firme diante de questões polêmicas como o mensalão e o ficha limpa Joaquim Barbosa fez da sua atuação um divisor de águas consolidando assim o  que tanto idealizamos para a justiça brasileira que é a aplicação da lei tanto para o pobre quanto para o rico fazendo  valer o princípio da isonomia rezado no artigo. 5° da constituição brasileira onde diz que todos são iguais em direitos e deveres.  Meditem e tenham um ótimo dia!



João.Costa.

2 comentários:

  1. Avanço na democracia? Nada contra a Vossa Excelência Joaquim Barbosa, mas ele foi posto e imposto pelo nosso Ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva. Observamos sim sua história de estudos e dedicação, mas nesse caso qual a importância de sua etnia? Nula, entretanto, podemos ver no mesmo Supremo discordâncias acadêmicas, visto que, poucos tem muito gabarito acadêmico, e muitos sequer tem uma especialização, então, reflita comigo, exemplos de superação ou são nada mais que critérios políticos? em Joaquim Barbosa: Um exemplo no cenário jurídico brasileiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor concordo em parte com sua colocação. A questão que quiz frizar é que no brasil trata-se de um evento histórico porquê de fato nunca houve a valorização do negro como pude vislumbrar nesta posse. Tivemos no STF dois negros que precederam a Joaquim Barbosa como é o caso de:Hermenegildo de Barros e Pedro Lessa, porém só hoje tivemos a frente da presidência da suprema corte um negro muito embora, este tenha sido eleito a ministro do STF em 2003 pelo ex-presidente Lula. Há que considerar a priori a sua bagagem acadêmica, pois infelizmente no brasil o negro se faz reconhecido através de sua bagagem de conhecimento o que no caso de Joaquim Barbosa se dispensa qualquer comentário. Espero querido leitor que eu tenha sido claro. Outra coisa muito importante: Respeito sua opinião e agradeço o seu comentário. Continue acompanhando o meu blog e comentando.

      Excluir